Como ganhar dinheiro fácil

Recebemos diariamente e-mails de leitores pedindo dicas de como ganhar dinheiro fácil, como conseguir rendimentos altíssimos mensais sem riscos ou questionando se empresas visivelmente caracterizadas como pirâmides são confiáveis.

Para essas pessoas, eu tenho uma péssima notícia a dar: não existe dinheiro fácil. O que existe, muitas vezes, são pessoas que possuem grande conhecimento de algum mercado específico e conseguem ter êxito, ou pessoas que têm acesso a informações privilegiadas (o que é ilegal, principalmente no mercado de ações) e terminam ganhando bem durante um tempo, mas sob um risco alto.

Wall Street, os filmes

Assisti sábado passado ao filme “Wall Street – Poder e Cobiça (1987)“, no intuito de assistir à continuação, que está no cinema, “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme“, com Michael Douglas (também esteve no 1º filme, em atuação que lhe garantiu o Oscar em 1987), Shia LaBeouf e grande elenco.

Como eu já esperava, o filme é excelente! O filme mostra como era os bastidores do mercado acionário americano nos anos 80, onde um ambicioso corretor de ações, seduzido pelo poder, se envolve com um mega-especulador de Wall Street, que lhe oferece muito dinheiro “fácil” em troca de algumas operações ilícitas, baseadas em informações privilegiadas.

Tem uma passagem, já na parte final do filme, onde o pai desse ambicioso corretor diz para o filho que não existe não existe dinheiro fácil e que ele devia criar algo, ao invés de simplesmente viver especulando, pois isso poderia lhe trazer problemas.

Então não existe dinheiro fácil?

Na minha opinião, não. Mas existem algumas formas de deixá-lo menos difícil, ou pelo menos, mais prazeroso. Seja qual for sua área de atuação, quanto mais conhecimento do seu negócio você tiver, melhor colocado você estará nesse mercado. E, consequentemente, maiores serão suas chances de conseguir algo melhor e mais rentável.

O mais próximo que existe do conceito de dinheiro fácil é ter prazer no que trabalhamos. Muitos pensam que isso é impossível ou que todos que amam o que fazem terminam se tornando workaholics (viciados em trabalho). Como em tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. Equilíbrio para comprar, beber, comer, rezar, amar e até para trabalhar.

Um sinal que não deixa dúvidas que você gosta do que faz é se fizesse isso mesmo sem receber. Quando eu e César começamos com o Quero Ficar Rico, não recebíamos nada e mesmo assim continuamos a escrever, procurando sempre atender a todos os leitores e oferecer um conteúdo de qualidade.

Atualmente já ganho algum dinheiro com o blog e dando consultoria de investimentos, tanto pela grande repercussão que o Quero Ficar Rico alcançou, quanto pelo reconhecimento do bom trabalho que tenho feito, mas continuo fazendo tudo com o mesmo prazer que fazia no começo, quando pagávamos do próprio bolso para manter o blog.

Trabalho atualmente com consultoria de TI e consultoria de investimentos, e o podem ter certeza que dou valor ao dinheiro que ganho com ambas as funções, mas tenho muito mais prazer com o auferido pela segunda. Descobri que é isso que quero fazer na minha vida e tenho me capacitado cada vez mais para continuar crescendo nessa área.

Como descobrir o que tenho prazer em fazer?

Não tenho a mínima ideia da resposta para essa pergunta, mas tenho algumas dicas do que você não deve fazer. O primeiro de tudo é não se desesperar. Conheço muitos que estão preocupados por ainda não ter descoberto o que fazer da vida. Ao invés de parar no tempo e achar que algum dia virá uma luz e te dará essa resposta, tente fazer muitas coisas e vá descobrindo o que você não quer fazer. Isso já ajuda bastante.

A segunda dica é não abrir mão de tudo para investir na nova carreira, a não ser que você tenha muita certeza do que está fazendo e da viabilidade dessa decisão. Por mais desgastante que seja, o ideal é tentar conciliar o trabalho atual com as novas atividades, até que você consiga se estabelecer. Até hoje trabalho com informática, pois ela é quem ainda garante meu sustento, e sou muito grato por isso.

Por fim, assim que você descobrir o que realmente quer e tiver grandes indícios que isso dará certo, não poupe esforços para alcançar seu objetivo. Estude bastante, invista em formação e conhecimento, dedique-se a isso e tenha certeza que o resultado virá. O resultado disso tudo certamente não será um dinheiro fácil, mas um dinheiro conquistado com muito prazer!

Gostou do artigo? Passou por alguma experiência parecida ou já encontrou a paixão pelo trabalho? Compartilhe conosco sua opinião, deixando um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!