Bovespa Fix: mercado de títulos privados

Quando escrevi o artigo “O que são debêntures?”, muitos leitores ficaram interessados por esses títulos e questionaram onde poderiam acompanhar periodicamente o lançamento de novas debêntures, informações sobre o risco de cada uma, preço, rendimento, entre outras informações pertinentes.

Inicialmente eu imaginava que a única fonte dessas informações seria questioná-las diretamente na corretora onde cada um fosse cliente, através dos assessores de investimento. No entanto, descobri algo muito mais prático: Bovespa Fix.

O que é o Bovespa Fix?

Trata-se de um mercado criado para a negociação de títulos de dívida corporativa, ou seja, instrumentos de renda fixa brasileiros que não tenham sido emitidos pelo Governo. O Bovespa Fix foi lançado em abril de 2001, numa iniciativa conjunta da Bovespa com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

O Bovespa Fix funciona analogamente como o Tesouro Direto. Enquanto o primeiro é um mercado de títulos privados, o segundo é um mercado de títulos públicos.

Através dele é possível acessar informações de diversos títulos privados, e não apenas debêntures. Além delas, também é possível acessar todas as informações sobre notas promissórias, CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).

Debêntures

Para saber mais sobre esse título, recomendo a leitura do artigo “O que são debêntures”. Através do Bovespa Fix é possível consultar as debêntures por diversos critérios, dentre os quais destaco empresa emissora, prazo, indexador, código, entre outros.

Além disso, também podemos acessar as avaliações de risco de cada título emitido, novas debêntures, prospectos e histórico de negociações. Por fim, recomendo a leitura do Guia de Debêntures, documento criado pela Bovespa, onde é possível tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Notas promissórias

Nota promissória é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar a soma constante no título. A nota promissória nada mais é do que uma promessa de pagamento.

A nota promissória é uma promessa de pagamento, para seu nascimento são necessárias duas partes, o emitente ou subscritor (devedor), criador da promissória no mundo jurídico, e o beneficiário ou tomador que é o credor do título.

Aparentemente está em desuso, já que não foram registradas emissões para o público desde 2005, segundo as emissões registradas pelo Bovespa Fix. Fiz também uma consulta por notas promissórias no site, mas não encontrei nenhum resultado.

Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Estes títulos são lastreados em créditos imobiliários, garantidos por imóveis, e apresentam promessa de pagamento em dinheiro. Sendo assim, ao adquirir um CRI, o investidor está adquirindo, na verdade, o fluxo de recebimento de crédito concedido para a efetivação do empreendimento imobiliário.

Os CRIs são emitidos exclusivamente pelas companhias securitizadoras, que transformam em títulos (CRIs) os créditos (recebíveis) imobiliários descontados por originadores, os incorporadores imobiliários, instituições financeiras, imobiliárias e etc. Este, portanto, é um processo de securitização, ou seja, um fluxo de recursos é transformado em um instrumento negociável de renda fixa.

Através do Bovespa Fix, você consegue buscar todos os CRIs disponíveis, acessar os prospectos, avaliar os riscos e acompanhar o histórico dos negócios.

O ponto negativo deste investimento é a exclusividade para investidores qualificados (investimentos acima de R$ 300 mil).

Informação valiosíssima: são isentos de imposto de renda.

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)

Fundo de investimento que se destina à aplicação de parcela preponderante do patrimônio em direitos creditórios e em títulos representativos desses direitos, originários de operações nos segmentos financeiro, comercial, industrial, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços.

Esses fundos são parecidos com CRIs, onde créditos são transformados em títulos pelas securitizadoras. A principal diferença é que as CRIs são referentes apenas a crédito imobiliário, ao passo que FIDC são formados por créditos de diversos segmentos.

O Bovespa Fix permite a consulta dos FIDC disponíveis, acesso ao prospecto de cada fundo, avaliação dos riscos desses fundos e histórico dos negócios.

Já conhecia o Bovespa Fix? Gostou dos demais títulos de renda fixa privados? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!