Investir em aplicações financeiras ou negócio próprio?

Vivemos atualmente um momento repleto de oportunidades tanto para investimentos em aplicações financeiros, quanto para abertura e desenvolvimento de um negócio próprio. Discuti um pouco sobre esse tema no artigo “Qual o melhor investimento?“, mas achei interessante escrever um novo artigo para abordar o assunto com mais detalhes.

O propósito desse artigo é explorar as principais vantagens de aplicar nas diversas modalidades de investimento existentes ou na abertura de um negócio próprio, independente ou não (franquia, por exemplo), e discutir qual deles é a melhor forma de investir seu dinheiro.

Investimento em modalidades financeiras

Existe atualmente uma infinidade de formas para investir seu dinheiro. Poupança, títulos públicos, fundos de renda fixa, fundos de investimento em ações e investir diretamente em ações são apenas algumas delas.

As aplicações de baixo risco possibilitam ao investidor um retorno consistente e muito seguro, apesar de não representar percentualmente valores altos. Já os investimentos de alto risco (ações, derivativos e câmbio, por exemplo) sugerem, a longo prazo, rentabilidade mais atraente, entretanto não oferece segurança ou garantias para que isso ocorra.

A semelhança entre elas é que ambas estão a apenas alguns cliques de se tornarem parte do seu patrimônio. Como escrevi no artigo “Investimento online: comodidade para o investidor“, a tecnologia permite a aquisição de uma vasta gama de produtos financeiros sem sair de casa.

Abertura de negócio próprio

O sonho de muitos empregados e autônomos é abrir o próprio negócio. Não é à toa que 23% das pessoas que responderam à enquete “Qual seu principal objetivo ao investir” afirmaram que era abrir um negócio próprio. Não ter patrão e ter autonomia para tomada de decisão são apenas algumas das justificativas para ter a própria empresa.

Entretanto se engana quem pensa que ser dono do próprio negócio é sinônimo de moleza, chegar no horário que quiser e ficar rico rapidamente. Quem pensar assim não completa o primeiro ano à frente do negócio. Geralmente os donos trabalham entre 10 a 14 horas diárias e muitas vezes não se dão ao luxo de terem finais de semana, feriados ou férias.

A grande vantagem é que, na maioria das vezes, o dinheiro investido numa empresa que dá certo rende muito mais que as principais aplicações financeiras existentes no mercado.

Então onde é melhor investir meu dinheiro?

Depende do seu perfil (você é empreendedor?) e dos seus valores. Percebe-se que (como tudo na vida) ambos têm vantagens e desvantagens. Contudo é necessário que você faça uma auto-avaliação é verifique se você tem um perfil empreendedor ou não e se você topa priorizar seu lado profissional em detrimento do pessoal.

Administrar um negócio próprio geralmente exige muito mais tempo e dedicação que administrar aplicações financeiras, o que pode ser traduzido em pior qualidade de vida, prioridade pelo lado profissional e menos atividades de lazer.

Em contrapartida, você certamente conhece muito mais pessoas que ficaram ricas através do próprio negócio. A própria lista das pessoas mais ricas do mundo em 2010 fala por si só. Você pode perceber que apenas Warren Buffett é exclusivamente investidor. Todos os outros são sócios de grandes empresas ou receberam grandes fortunas como herança.

Posso ser os dois?!

Também pode! Inclusive esse é uma das premissas defendidas pelo Robert Kiyosaki, autor do excelente e – muitíssimo recomendado – livro Pai Rico, Pai Pobre (Editora Campus-Elsevier, R$ 28,90). Ele sugere que você deve migrar de empregado ou autônomo, para dono ou diretamente para investidor.

Na percepção de Kiyosaki, ser investidor significa ser proprietário de uma (ou mais) empresa, mas não administrá-la, possuindo apenas participação no capital social e recebendo parte dos lucros no final de cada exercício.

É exatamente isso que acontece quando investimos em ações. Ao comprar ações de uma determinada empresa, você passa a também ser dono da empresa e receber (proporcionalmente à sua participação no capital social) parte dos lucros anualmente, na forma de dividendos.

O que você acha melhor: investir em modalidades financeiros, ter o próprio negócio ou ambos? Deixe sua opinião através dos comentários!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!