Saiba quando a poupança é a melhor opção

Com as seguidas altas da taxa SELIC, a poupança tem perdido cada vez mais sua atratividade, apesar de ainda ser um dos investimentos preferidos dos brasileiros. Ainda assim, há casos que caderneta de poupança, que em maio de 2009 tinha um desempenho melhor que muitos fundos de renda fixa, é a melhor opção, como explicarei neste artigo.

A leitora Charlote enviou a seguinte dúvida: “Gostaria de umas dicas para investimentos pequenos e com liquidez, a curto prazo. Comecei um estágio agora e gostaria de ter algum lucro com o dinheiro que pretendo investir. Gostaria de opções baratas por mês, por volta de R$ 150,00“.

Por que títulos públicos e fundos de ações não são uma boa opção?

Para investir em títulos públicos ou fundo de ações, é necessário transferir o montante para a corretora. O problema é que o valor de um DOC atualmente está em torno de 8 reais. Apesar de não representar muito para investimentos maiores, ele representa mais de 5% dos 150 reais planejados para investir. Mesmo que a transferência fosse através de boleto, o valor da operação seria em torno de 2 reais, que representa mais de 1% do valor a ser investido.

E mesmo que corretora trabalhe com o mesmo banco que você e não cobre taxas para operar no Tesouro Direto, ainda assim não seria uma boa opção por conta da liquidez. A venda do título não é garantida antes da data de vencimento.

E os fundos DI e de renda fixa do meu banco?

Também não recomendaria investir em fundos de renda fixa e fundos DI dos bancos, pois estes cobram taxas de administração altíssimas para valores abaixo de R$ 1000,00.

Como você pretende investir por um prazo curto e valores pequenos, certamente o rendimento num fundo seria menor que na poupança, por conta da incidência do imposto de renda sobre os rendimentos através dos fundos (não incide sobre rendimentos da poupança), aliado à taxa de administração que já citei.

Escolha a boa e velha poupança!

Nesse caso bem específico que, entretanto, representa a situação de boa parte da população brasileira, o melhor investimento é a caderneta de poupança. Apesar do rendimento não ser lá essas coisas, você não pagará taxa de administração nem taxas para transferência do dinheiro (a poupança está ligada à conta corrente). Além disso, também não haverá a incidência do imposto de renda sobre o rendimento da poupança, como já falei.

Aproveito para ressaltar um ponto muito importante quando investimos: o custo da transferência. Não deixem que o valor do DOC/TED represente mais que 0,5% do dinheiro a ser transferido. Às vezes vale mais a pena juntar o dinheiro por mais de um mês e só depois realizar a transferência. Pensem nisso!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!