MELHOR TÍTULO PÚBLICO PARA MÉDIO PRAZO

A leitora Júlia pergunta: “Quero investir todo mês 10% do meu salário por dois ou três anos no Tesouro Direto para a compra de um carro. mas não consigo decidir que título comprar. Há o NTNB 15-08-12, q paga IPCA mais 6,70%. Há o LTN 01-01-13, prefixado de 12,45%. E há o LFT 07-03-13, indexado à Taxa Selic. Existe a expectativa que a Taxa Selic suba para 11,45%. Li que com o aumento da Selic, a inflação cai. Li também que com expectativa de aumento da Selic, títulos LTN não são vantajosos. Porém, mesmo que ela suba para 11,45%, o LTN que paga 12,45% não seria mais vantajoso q o LFT?

Olhá só, tudo que você escreveu está correto. Amparando-me nos seus argumentos e levando em consideração o prazo, eu recomendaria a LTN.

A expectativa de alta dos juros (SELIC) muito provavelmente não alcançará o que a LTN está pagando atualmente. Minha única ressalva é quanto ao resgate. Sugiro que aguarde pelo vencimento do papel. Não conte com o resgate antes do fim do prazo, sob pena de perder uma parte do rendimento.

Recomendo a leitura do artigo “Títulos públicos com rentabilidade negativa?” para você entender que a LTN, em certos momentos, pode até apresentar rentabilidade negativa, mas entregará como rendimento exatamente o que foi prometido no vencimento do título.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!