DICAS PARA COMEÇAR A INVESTIR

Marcus Vinícius pergunta: “Primeiramente, parabéns pelo excelente blog. Como a maioria dos usuários do blog, eu quero ficar rico mas ainda não sei por onde começar. Quero aplicar meu dinheiro para alcançar independência financeira e uma aposentadoria confortável. Ficaria extremamente grato se pudessem me dar algumas dicas de como começar. Quais livros? Fundos? Corretoras? Palestras?

Agradeço pelos elogios ao blog e à confiança depositada em nós para ajudá-lo. O primeiro passo já foi dado. Você teve a iniciativa de estudar sobre o assunto, poupar algum dinheiro, começar a investir e procurar ajuda. Além disso, já tem a noção do conceito de independência financeira, que é tão ou mais importante que ficar rico. O caminho é esse.

Livros

Minha sugestão são os livros de Mauro Halfeld e Gustavo Cerbasi, dois dos maiores especialistas em finanças pessoais aqui no Brasil. A grande vantagem deles em relação aos best sellers americanos é que conhecem a realidade do mercado brasileiro e são muito equilibrados em suas recomendações.

Sugiro então a leitura do livro “Cartas a um Jovem Investidor“, de Gustavo Cerbasi, e “Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro“, de Mauro Halfeld. O primeiro foi escrito justamente para quem quer entrar no mundo das finanças e investimentos. Já o segundo traz dicas de como administrar bem o seu dinheiro e fazer com que ele renda mais.

Fundos e Corretoras

Penso que a sua decisão quanto ao fundo foi bem interessante. Conheço bem o trabalho da Geração Futuro e eles têm duas ótimas opções de fundos, tanto para renda fixa para para investimentos em ações.

Já para investir diretamente, sugiro a leitura do artigo “Melhores Corretoras 2009“, que traz as melhores opções em diversos critérios, através de uma pesquisa feita pela InfoMoney no ano passado.

Palestras

Existem vários eventos (inclusive gratuitos), como o ExpoMoney, que acontece anualmente em diversas cidades do país. Eu já fui palestrante da ExpoMoney Recife, em 2008, e é o maior evento de educação financeira no país. Conta com a participação de grandes palestrantes, dentre eles o próprio Cerbasi. Entre no site da ExpoMoney e veja se terá na sua cidade.

Tanto eu quanto César também fazemos algumas palestras aqui em Recife e sempre divulgamos aqui no blog os eventos que participamos. Ministramos palestras para grupos de pessoas ou empresas, bastando entrar em contato conosco por e-mail para negociarmos a agenda e tema.

Espero sinceramente ter ajudado, não apenas você, mas todos que querem investir e ainda não sabiam por onde começar.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!