CONHEÇA OS CARROS MAIS ECONÔMICOS DO MERCADO

Você sabe quantos litros de gasolina/álcool o seu carro consome a cada km rodado? Você considera o seu carro econômico? Ok, pode até ser… mas certamente ele não chega nem perto da marca que a GM está prometendo atingir com o seu lançamento para 2011: o GM Volt (foto ao lado).

De acordo com o anúncio feito nesta semana, o Volt seria capaz de andar 98km com cada litro de gasolina. Isso significa que – com apenas 3 litros de gasolina – ele poderia andar mais ou menos o que o seu carro anda com o tanque cheio!

A marca é mais de quatro vezes mais econômica que o desempenho do Toyota Prius, tido como o carro mais econômico comercializado atualmente.

Confira neste post mais informações sobre o Volt e sobre os carros mais econômicos do mercado.

Os 10 carros mais econômicos do mundo

Confira abaixo a lista dos veículos mais econômicos do mundo, movidos à gasolina e à diesel, segundo a reportagem da Webmotors.

Para os brasileiros, as notícias ruins são pelo menos duas. A primeira é que os modelos mais econômicos e limpos do mundo, atualmente, são movidos a diesel, combustível ainda proibido para carros de passeio no país. A segunda é que, dos modelos movidos apenas a gasolina, o brasileiro só tem acesso oficial a um dos campeões mundiais de economia e emissões de CO2, o Kia Picanto, o décimo colocado.

Webmotors

Os carros mais econômicos do Brasil.

Sabe aquele selo de eficiência energética que você consulta na hora de comprar eletrodomésticos, por exemplo geladeiras, fogões, condicionadores de ar ? Desde o ano passado o Governo brasileiro começou a aplicar o mesmo selo também para veículos.

Nestas etiquetas – regulamentadas pelo CONPET e INMETRO – a categoria A é considerada a mais econômica enquanto a categoria E a menos econômica. A definição das faixas e a classificação são feitas por critérios estatísticos e variam anualmente conforme os dados declarados e a quantidade de veículos em uma mesma categoria.

No exemplo ao lado, a etiqueta ilustra um veículo classificado como categoria B.

Os carros atualmente classificados como categoria A atualmente são Fiat Mille, Kia Picanto, Honda Fit, VW Gol (1.0) e VW Polo Bluemotion.

Na categoria B enquadram-se os GM Prisma, GM Fit (automático), VW Gol (1.6).

Outros modelos populares não são tão econômicos quanto dizem por aí… o GM Celta é considerado categoria C, o GM Corsa/Classic são considerados D e o FIAT Palio é considerado a categoria E – a mais dispendiosa.

Por enquanto o selo só está sendo aplicado em 31 modelos, e alguns deles ainda nem foram avaliados. A lista completa você pode consultar neste link.

É importante alertar que estas especificações nem sempre correspondem com a realidade… diversos fatores influenciam no consumo do seu carro no dia-a-dia, como a qualidade do combustível, a forma de dirigir e até mesmo a sorte! Confira neste outro post  algumas dicas para diminuir o consumo do seu carro.

Mais informações sobre o GM Volt

A GM anunciou que começou a produzir o Volt este ano, mas ele só será lançado no mercado de fato em 2011.

O segredo para alcançar uma economia tão grande é que este carro combina o motor a combustão com energia elétrica em baixas rotações, ou seja, quando você está andando a até 65km/h o carro não consome gasolina, apenas eletricidade. E sim, isso quer dizer que você precisa ligar o carro na tomada quando chegar em casa também!

A má notícia é que o carro não será tão barato assim… deverá custar 40 mil dólares – o que seria equivalente a uns R$120.000,00 considerando todos os custos e impostos da importação.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!