POUPAR PARA FAZER CURSOS NO EXTERIOR

A leitora Danielle nos enviou a seguinte pergunta: “Tenho em mente realizar um curso no exterior após concluir a faculdade. Minha dúvida é com relação ao tempo necessário para se acumular 15 mil reais em um prazo máximo de 3 anos. Sendo feitos depósitos mensais de 100 reais (inicialmente pois é o que meu estágio permite investir) e depois aumentarei a quantia conforme minha renda. Seria interessante a poupança ou outro investimento?

Para este investimento, você precisa de segurança (pois tem um prazo definido e não pode arriscar perder) e foco no longo prazo. A segurança te remete para um investimento de baixo risco, que poderiam ser poupança, fundo de renda fixa, CDBs, títulos públicos ou fundo DI.

Entretanto, como o prazo é relativamente longo e os aportes serão mensais (e não todo o dinheiro de uma única vez), suas opções ficam mais reduzidas e explicarei uma a uma.

A poupança não é um bom negócio porque, apesar de não sofrer incidência de IR (imposto de renda) e taxa de administração, a rentabilidade é pequena. Com isso, as demais aplicações passam a ser mais atraentes, dado que o IR decresce ao longo do tempo.

CDBs e títulos públicos também não são boas opções nesse caso, por conta do aporte mensal baixo. Eles são melhores quando você aporta um valor mais alto de uma única vez, até porque possuem prazo determinado para o resgate.

Fundo de renda fixa também não é bom porque investe em títulos prefixados, que não são boas alternativas no momento, já que a taxa básica de juros (SELIC) está muita próxima do menor valor esperado. A última redução da SELIC – está em 9,25% a.a. – reduziu ainda mais os títulos prefixados.

Por fim, eu recomendaria um fundo DI. Mas esteja atenta à taxa de administração, que não deve ultrapassar 1% a.a. Dei algumas sugestões no artigo “Fundos DI com menores taxas de administração“. Recomendo a leitura.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!