INVESTIMENTO DE CURTO PRAZO E CONFISCO

O leitor Luiz nos enviou a seguinte pergunta: “Gostaria de receber alguma dica ou sugestão a respeito de uma pequena aplicação: tenho R$ 4 mil e gostaria de saber qual a aplicação que eu poderia ter um rendimento melhor do que a poupança em curto prazo? Minha esposa tem muito medo de deixarmos o dinheiro por longo prazo, devido a qualquer intervenção do governo (será que isto ainda é possível?).

Por conta da mais recente queda da SELIC, reduzindo a taxa básica de juros para 9,25% a.a., os fundos de renda fixa ficaram ainda menos atrativos no curto prazo em relação à poupança.

Para entender melhor o impacto da queda da SELIC no rendimento de fundos de renda fixa, recomendo a leitura dos artigos “Poupança ganha para fundos de renda fixa“, “Mudanças previstas para a poupança” e “Entenda a tributação da poupança“.

Sendo assim, para investir o valor citado, recomendo fundos DI com baixas taxas de administração ou a própria poupança, se você pensa em deixar o dinheiro por menos de 12 meses.

Quanto ao receio da sua esposa em relação à possibilidade de intervenção do governo sobre investimentos, é muito difícil que isso ocorra. Não acredito que isso deva ser motivo de preocupação, apesar de pessoas e até partidos políticos de oposição divulgarem tal aberração.

Além disso, existe o Fundo Garantidor de Crédito, que assegura investimentos de até R$ 60 mil em caderneta de poupança, CDBs, entre outros. Para saber mais, leia o artigo “E se meu banco quebrar?“.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!