O QUE É LIQUIDEZ?

LiquidezRecebi alguns e-mails com dúvidas sobre o que seria liquidez, qual a vantagem de um fundo (ou investimento) ser mais líquido que o outro e, até mesmo, confundindo o termo com outras coisas, como rentabilidade, por exemplo.

Por conta disso, resolvi escrever este artigo, não apenas para definir o termo “liquidez“, mas também para mostrar sua importância e dar alguns exemplos. Citarei vários tipos de investimentos, informando a liquidez de cada um e explicando o motivo dele ser muito ou pouco líquido.

Segundo o Wikipedia:

Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, é a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro. O grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor mede sua liquidez.

Em outras palavras, é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro. Quanto mais rápido for essa conversão, mais líquido esse bem será.

Liquidez e rentabilidade: qual a diferença?

Além da rentabilidade, a liquidez é um fator que deve ser levado em consideração no momento de escolher um investimento. De nada adianta um produto possuir alta rentabilidade, se, no momento que você precisar do dinheiro, não for possível vendê-lo ou só conseguirá reduzindo o valor desse ativo.

Em contrapartida, muitas vezes você pode investir já sabendo que não precisará daquele dinheiro por um determinado período de tempo.

Sendo assim, a liquidez do investimento fica em segundo plano, e você deve considerar a rentabilidade que esse investimento pode trazer.

Liquidez dos investimentos

Para facilitar ainda mais o entendimento, citarei a seguir vários exemplos de investimentos, informando o quão líquido de cada um seguido da justificativa:

  • Poupança: liquidez alta, pois o resgate do dinheiro é feito quase que instantaneamente. Basta solicitar o resgate e o dinheiro está na sua conta.
  • Títulos públicos: liquidez média, pois as vendas só ocorrem uma vez por semana e, mesmo assim, não é garantido que você conseguirá vender. Existe uma data final para o resgate.
  • Fundos de investimentos: liquidez de alta para média, pois, dependendo do fundo, é necessário entre um a quatro dias úteis para o dinheiro estar disponível em sua conta.
  • Imóveis: liquidez baixa, pois muitas vezes demora dias ou meses para vender um imóvel pelo preço que ele realmente vale.
  • Ações: depende do ativo, mas a liquidez geralmente é alta. Quando o papel é muito negociado (ex: Petrobras, Vale…), a venda é praticamente instantânea e, na maioria das vezes, pelo preço que você sugere. Já em papéis pouquíssimo negociados, é difícil vender pelo preço sugerido com facilidade. Muitas vezes, faz-se necessário baixar a pedida para conseguir vendê-lo.

Caso ainda reste alguma dúvida sobre o assunto, basta deixar um comentário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!