DICAS PARA INVESTIMENTOS EM AÇÕES

DICAS PARA INVESTIMENTOS EM AÇÕESO artigo “Boas opções para investimentos” levantou uma discussão muito interessante sobre investimento em ações, onde debatemos sobre a escolha de fundo de ações de grandes bancos, de corretoras de valores ou investir diretamente.

Aproveito para agradecer a participação de Audifax e Daniele, que enriqueceram o artigo com suas opiniões e dúvidas, além de me motivarem a escrever este artigo.

Além disso, o leitor Marcelo enviou a seguinte dúvida relativa ao mesmo artigo: “Estou disposto a investir em Fundo de Ações, pesquisei no site do banco que possuo conta e achei interessante optar por: Fundo de Ações Ibovespa, Fundo de Ações Petrobras e Fundo de Ações Vale. Mais uma vez peço sua opinião.

Como Investir em Ações

Antes de responder especificamente a pergunta do Marcelo, é importante explicar como investir em ações mostrando a diferença entre fundos de grandes bancos, corretoras ou investir diretamente, além das vantagens e desvantagens de cada um.

Fundos de ações de bancos

Os fundos de ações de bancos geralmente são setorizados, ou seja, investem em apenas uma empresa (no caso da Petrobras ou Vale) ou empresas de um único setor (elétrico, bancos…). A vantagem é a comodidade de investir através do seu próprio banco, ao invés de abrir conta em corretora e transferir dinheiro de tempos em tempo. As desvantagens são as elevadas taxas cobradas e, principalmente, que você tem outras opções melhores, que explorarei na resposta da pergunta acima.

Fundos de ações de corretoras

Os fundos de ações de corretoras de valores investem em empresas escolhidas independente de setores. Eles são formados por várias empresas, geralmente escolhidas pelos seus bons fundamentos a longo prazo. É uma ótima opção para quem quer investir em ações, mas não tempo (ou vontade) de estudar sobre o assunto. Para quem tiver interesse, sugiro conhecerem o Geração Programado FIA, da corretora Geração Futuro.

Investir em ações diretamente

Investir direto em ações é, sem dúvidas, a melhor opção para aqueles que se dispuserem a estudar bem sobre o assunto e tiverem muita disciplina para seguirem uma estratégia apoiado pelo home broker. Além disso, investindo por conta própria, você não paga taxas de administração ou performance. Apenas custos de corretagem e demais (pequenas) taxas cobradas pela corretora.

Quais as melhores opções?

Explicadas, de forma sucinta, as principais diferenças entre as opções de investimentos, vamos à pergunta do leitor. Ele citou três opções existentes em seu banco: Fundo Petrobras, Fundo Vale e Fundo Ibovespa. Eu não recomendaria o investimento nos dois primeiros, pois investem apenas em uma empresa e cobram alto para administrar seu dinheiro. Ao invés de optar por investir nesses fundos, melhor seria investir diretamente nessas empresas. Seguramente o desempenho será melhor.

E o PIBB?

O Fundo Ibovespa é composto pelas maiores empresas listadas na Bovespa, e tenta acompanhar o desempenho do índice Ibovespa. Entretanto, existe uma opção ainda melhor, seguindo exatamente a mesma linha: PIBB, lançado em julho de 2004 pelo BNDES.

O (sempre interessante) comentário do Mauro Halfeld, da CBN, explicou, no dia 21/05, as principais vantagens de investimento. Resumidamente, as vantagens são:

  • Apesar da fortíssima crise do ano passado, o PIBB acumula valorização de 175% nos últimos 5 anos;
  • Transparente (formado por ações das 50 maiores empresas da bolsa brasileira), acompanhando o índice IBrX 50;
  • Menor taxa de administração do mundo: apenas 0,059%. Isso mesmo! Eu não quis escrever 0,5% não. É 0,059 mesmo.

Vale a pena ressaltar que isso são apenas explicações sobre os produtos, não devendo ser utilizado como única fonte para tomada de decisão. Além disso, toda e qualquer decisão tomada após a leitura deste blog é de única e exclusiva responsabilidade do leitor.

Para saber mais, recomendo a leitura do eBook Como Investir Dinheiro, que ensina passo-a-passo como começar a investir e conquistar sua independência financeira.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!