SUGESTÃO DE INVESTIMENTO NO CURTO PRAZO

O leitor Yuri nos enviou a seguinte dúvida: “Pretendo começar a investir R$ 1.500,00 por mês pelo período de 1 ano e então sacar tudo. Qual a sugestão para maior rendimento?”

Como o prazo é relativamente curto (até 12 meses) e considerando que metade do dinheiro ficará por menos de 6 meses investido (as últimas seis aplicações), eu recomendaria deixar na poupança mesmo.

Além do que você já deve ter um objetivo muito bem definido e, por isso, não deveria expor esse investimento a riscos desnecessários, sob pena de comprometer esse prazo que você estipulou.

Para o seu caso, a melhor opção seria a poupança porque não está sujeita a riscos, e é uma boa opção de curto prazo, por não sofrer incidência de imposto de renda e taxas de administração.

Outra opção também interessante seriam fundos DI com taxas de administração baixas. Uma alternativa seria investir os primeiros seis meses num dos fundo DI que apresentei no artigo “Fundos DI com menores taxas de administração” e os últimos seis meses na poupança, aliviando assim a incidência de imposto de renda sobre o primeiro.

Recomendo também a leitura do artigo “Poupança ganha para fundos de renda fixa“, par entender o motivo da poupança ter melhor desempenho no curto prazo em relação a fundos de renda fixa com taxas de administração altas, e do artigo “Incidência do imposto de renda nos investimentos“, para conhecer as alíquotas aplicadas para cada investimento, dependendo do prazo em que o dinheiro fica investido.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!