CHINA PROPÕE CRIAÇÃO DE MOEDA INTERNACIONAL

A China propõe no site do Banco Central do país a criação de uma “moeda de reserva internacional estável” para substituir o dólar, por considerar que a crise financeira exige “uma reforma criativa do sistema monetário internacional”.

A uma semana da reunião do G-20 em Londres, o presidente do BC chinês, Zhou Xiaochuan, afirma que a crise mostrou “as fragilidades inerentes do atual sistema monetário internacional”.

A China também manifestou a necessidade de uma moeda de reserva internacional “independente das nações individuais”, de sua situação nacional, e “capaz de manter-se estável a longo prazo”.

Grande parte das reservas cambiais chinesas são em dólares e Pequim já expressou diversas vezes preocupação com o futuro das mesmas.

“A criação de uma nova moeda de reserva amplamente aceita poderia levar algum tempo”, reconheceu Zhou, que sugeriu que os Direitos de Emissão Especiais possam ter o papel de “moeda de reserva supranacional”.

Estes Direitos, que têm o valor atrelado a uma cesta de moedas, foram criados pelo Fundo Monetário Mundial (FMI) em 1969 como uma reserva mundial para completar as reservas dos países membros quando a oferta de ouro e dólares não era suficiente.

A reforma do sistema financeiro mundial centrará as discussões do G-20 no dia 2 de abril em Londres.

Fonte: AFP

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!