COMO GASTAR MENOS COM CARTÃO DE CRÉDITO

COMO GASTAR MENOS COM CARTÃO DE CRÉDITOO leitor Sérgio nos enviou a seguinte pergunta: “Venho gastando absurdo com meu cartão de crédito. A maioria porque fico com o dinheiro e não o coloco em um banco, ou em algum investimento. Penso em abrir uma conta pra que, assim, a obrigação de poupar fique concreta. Mas, fiquei na dúvida se, já que o dinheiro ficará guardado por pelo menos dois anos, o melhor seria adquirir título de capitalização, ou poupança, ou ainda bolsa de valores?

Problemas com o uso de cartões de crédito é mais comum do que você imagina. Eles vão desde gastar mais do que gostaria até a gastar mais do que realmente você pode, criando assim dívidas muito perigosas, por se tratar de uma das maiores taxas de juros do mercado. Felizmente o seu problema é mais simples e pode ser controlado com alguma facilidade.

O primeiro passo já foi dado. Tomar consciência de que você gasta mais do que realmente necessita e que precisa controlar esses gastos. A seguir, apresento algumas dicas para ajudar a solucionar teu problema:

  • Prefira usar o cartão de débito, ao invés do crédito. Assim fica mais fácil acompanhar seus gastos em relação ao que você tem na conta. Caso você realmente prefira usar o cartão de crédito, sugiro a leitura do artigo com dicas sobre cartão de crédito.
  • Defina objetivos financeiros. É difícil poupar dinheiro quando não se tem uma previsão de como deseja gastá-lo. Sugiro a leitura do artigo sobre objetivos financeiros.
  • Elabore um orçamento. Ao definir como pretende efetuar seus gastos mensalmente, consequentemente saberá quanto deveria sobrar ao final do mês para poupar. Sabendo esse valor, separe ele assim que receber seu salário (ou qualquer que seja seu rendimento), pois se esperar que ele realmente sobre no final do mês para poupá-lo, muito provavelmente você vai gastá-lo. Sugiro a leitura do artigo sobre elaboração de orçamento.
  • Para investir essa sobra por pelo menos dois anos, acredito que nenhuma das três opções que você citou seria a melhor opção. Títulos de capitalização só serve para dar dinheiro aos bancos. O retorno é ínfimo e a chance de ganhar os prêmios, menor ainda. Já a poupança seria uma boa opção para prazos mais curtos, como até seis meses, por exemplo. Para prazos maiores, um bom fundo DI, com taxa de administração inferior a 2% ao ano. Outra boa opção seria títulos públicos. Existem boas opções de títulos e sugiro a leitura do artigo sobre o Tesouro Direto. Já o mercado de ações pode ser uma excelente opção para um prazo de pelo menos cinco anos, dado o atual momento de queda, porém sem perspectivas de melhora no médio prazo. Como você falou em dois anos, investir em ações pode ser arriscado.

Acredito que se você seguir essas dicas, seus problemas diminuirão bastante e você estará com sua situação financeira sob controle. Ficamos à disposição para tirar outras dúvidas ou esclarecer algum ponto que não tenha ficado claro para você.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!