AVALIANDO EMPRESAS, INVESTINDO EM AÇÕES

 

Definitivamente, investir direto em ações é uma coisa simples e fácil de se fazer. Mas obter sucesso com este investimento pode ser muito complicado! Por diversas vezes tratamos aqui no blog sobre as diferenças entre o métodos técnico e fundamentalista para análise de ações.

A análise técnica é aquela que se baseia no desempenho histórico dos preços das ações de uma empresa, para – utilizando um conjunto de técnicas estatísticas – estimar um provável preço futuro.
A análise fundamentalista é aquela que se baseia no estudo da saúde financeira de uma empresa – através do seu balanço financeiro – buscando estimar o seu potencial de crescimento/valorização.

Infelizmente, não é possível simplesmente afirmar qual é o método mais fácil ou mais eficaz dos dois. A escolha deve ser feita de acordo com a sua estratégia. Se a sua estratégia é não se estressar nem um pouco com os seus investimentos, é realmente mais cômodo pagar taxas de administração em clubes ou fundos de investimentos confiáveis, para que eles façam o trabalho pesado!

Robert Kiyosaky – autor dos livros Pai Rico, Pai Pobre e Independência Financeira, grandes sucessos sobre finanças pessoais – sugere que um dos principais fundamentos do investidor é ser capaz de ler um balanço de uma empresa. Afinal, quando você investe em ações, está comprando uma parte destas empresas.

Você sabe ler um balanço de uma empresa?

O livro Avaliando Empresas, Investindo em Ações é uma ótima opção para quem quer saber um pouco mais sobre análise fundamentalista e, principalmente, deseja obter um bom resultado com seus investimentos. Os autores – Carlos Alberto Debastiani e Felipe Russo – são investidores de longa data e autores de diversos livros relacionados a investimentos.

Avaliando Empresas, Investindo em Ações explica inicialmente como os fatores da macroeconomia (inflação, juros, câmbio, risco país, entre outros) podem afetar os seus investimentos e como escolher um dos diversos setores da economia para investir (petróleo, mineração, telecom, etc.).

Daí pra frente, os autores nos ensinam a ler balanços de empresas, interpretar os seus números e utilizar diversos indicadores fundamentalistas para apoiar a decisão de compra/venda de ações, inclusive explicando como cada um destes indicadores pode ser calculado.

E ainda para ajudar a nos planejar quanto aos riscos do investimento, o livro traz diversos métodos para diversificação e balanceamento da carteira do investidor.

O mais interessante é que mesmo investindo através de fundos de investimento, o investidor pode ter acesso às informações financeiras da empresa e decidir o melhor momento para investir uma nova quantia ou mesmo para sacar os seus investimentos. Assim, o aprendizado pode servir para aumentar os ganhos com investimentos terceirizados.

 

Recomendamos a leitura!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!