COMO INVESTIR NO TESOURO DIRETO

COMO INVESTIR NO TESOURO DIRETOJá falamos em outro artigo o que é o Tesouro Direto e quais as principais vantagens desse tipo de investimento. Quem ainda não conhece, vale a pena ler o artigo sobre esse assunto, clicando AQUI. Para investir, é muito simples.

Desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), o Tesouro Direto é uma ferramenta que permite ao investidor adquirir diferentes títulos da dívida pública por meio da internet. Criado em 2002, o programa é exclusivo para pessoas físicas e tem o objetivo de atrair o pequeno poupador.

Para quem tem interesse em saber como investir, saiu um passo-a-passo bem prático no Uol Economia, que resolvi trazer para vocês. Confiram:

Cadastro

O primeiro passo para adquirir títulos é ser cadastrado em algum dos bancos ou corretoras habilitados para compra e venda de títulos públicos, os chamados Agentes de Custódia.

Para o cadastro, é preciso entrar em contato com a instituição escolhida e fornecer as informações solicitadas. Em seguida, você irá receber sua senha, no endereço eletrônico informado em seu cadastro. Para acessar a área exclusiva do programa, você deverá informar seu CPF e senha.

Os contatos das instituições habilitadas estão na página do TD na internet.

Compra

Comprar títulos é muito simples: é só acessar a área exclusiva do Tesouro Direto e efetuar a transação.

Ao acessar a área exclusiva, é preciso informar a quantidade ou valor financeiro de cada título que pretende comprar. Uma vez escolhidos todos os títulos que lhe interessam, o sistema irá conferir os limites por CPF, verificar a disponibilidade dos títulos e solicitar a sua confirmação. Atualmente, é possível comprar no mínimo 0,2 do valor do título e no máximo R$ 400 mil por mês.

Após a confirmação da compra do título, o sistema informará a data limite para que os recursos necessários à aquisição estejam disponíveis na conta do Agente de Custódia.

Vale ficar atento a esta data: se o pagamento não for efetuado, o investidor fica suspenso por trinta dias, ou seja, não pode efetuar nenhuma compra durante este período. Se houver reincidência, o tempo de suspensão é de seis meses e, na segunda reincidência, o investidor será suspenso por três anos.

Venda

Na operação de venda, assim como na compra, será necessário entrar na área exclusiva e informar a quantidade ou valor financeiro de cada título que pretende vender.

Nestes casos, a CBLC, após receber do Tesouro Nacional o valor referente aos títulos, debita os títulos da Conta de Custódia do investidor e repassa o dinheiro para o Agente de Custódia, responsável pelo recolhimento dos impostos e o repasse do valor.

Com relação aos limites nas operações de venda, o Tesouro Nacional recompra os títulos adquiridos diretamente todas as quartas-feiras sem limitação de quantidade ou de valor, desde que sejam múltiplos de 0,2.

Horários de funcionamento

O site fica disponível, para consulta, a qualquer hora do dia ou da noite. Para compras, os investidores podem utilizar o sistema todos os dias entre às 9h de um dia às 5h do dia seguinte. Nos fins de semana, é possível comprar entre às 9h de sexta-feira e às 5h de segunda-feira, sem interrupções. Nos dias úteis, entre às 5h e às 9h, o TD fica fechado para compras para manutenção do sistema.

Com o objetivo de garantir liquidez aos títulos públicos adquiridos, o Tesouro Nacional realiza recompras semanais, entre 9h das quartas-feiras e 5h das quintas-feiras.

No caso das recompras por parte do TN, nas semanas em que houver reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária), a operação também é realizada entre 9h de quinta-feira e 5h de sexta-feira. A negociação dos títulos, exceto da LFT, fica suspensa entre 17h da quarta-feira e 9h de quinta-feira, início do mercado, para evitar que as decisões do comitê sobre taxa básica de juro – a Selic – possam afetar as negociações sem que haja um correspondente efeito no mercado secundário.

Como investir no Tesouro Direto

Para saber tudo sobre como investir no Tesouro Direto, confira o passo-a-passo para investir no Tesouro Direto.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!