7 Passos Para Economizar Dinheiro

COMO POUPAR DINHEIROAcredito que vários objetivos (realistas) devem ser definidos, não apenas financeiros. Porém sugiro que fazer um planejamento financeiro deva estar entre seus objetivos.

Tão importante quanto utilizar uma ferramenta para controlar seu orçamento (planilhas, softwares ou até mesmo um caderninho) é receber algumas dicas de como poupar dinheiro.

Como economizar dinheiro

A consultora Cássia D’Aquino, no seu ótimo site Educação Financeira, escreve vários artigos sobre esse assunto. Resolvi reproduzir um deles para vocês. Recomendo a leitura dos artigos do site dela. Vejamos então como poupar dinheiro em sete passos:

1º) Decida-se, de verdade, a planejar sua vida financeira

Para tornar essa empreitada mais saborosa, defina objetivos para esse esforço: aposentadoria, educação dos filhos, uma viagem espetacular, a compra da casa própria ou de um carro. Estabeleça as prioridades e prazos realistas para alcançar cada meta.

2º) Conheça as despesas e receitas de sua família

Durante um mês anote rigorosamente todos os gastos e compare com os ganhos. Você vai se surpreender ao perceber quanto dinheiro está sendo desperdiçado. Lembre-se que, a partir de agora, cada centavo poupado vai deixá-lo mais próximo de alcançar seu objetivo. Por isso, não hesite em cortar pequenas despesas, como o aluguel de DVDs que ninguém assiste ou – coragem! – a cervejinha do fim de tarde.

3º) Faça (e agarre-se a ele) a um orçamento familiar

Chame sua família a participar. Peça que façam sugestões de corte de gastos. Explique a necessidade de diminuir as despesas para que vocês construam uma poupança. Seduza-os contando o objetivo da tal poupança. Depois disso vai ficar muito mais fácil convencê-los a pensar duas, três, mil vezes, antes de adquirir um bem de consumo. Afinal, será que vocês realmente vão precisar dele?

4º) Livre-se das dívidas

Os juros que você paga no cheque especial ou no crédito direto ao consumidor podem virar receita se, em vez de consumir, você aplicar o dinheiro para comprar à vista mais adiante.

5º) Todo mês reserve parte de sua renda para investimento

Antes de fazer qualquer despesa, aplique o dinheiro. Guarde parte do 13° salário, para iniciar ou reforçar a poupança.

6º) Não seja ávido demais

Não tente compensar de um dia para o outro anos e anos de gastança. Use a cabeça. Nem sempre a aplicação que oferece maior rendimento é a melhor para você. Lembre-se que quanto maior a chance de lucro, maiores também são os riscos. Portanto, seja sensato e avalie, cuidadosamente, a liquidez, rentabilidade e segurança da aplicação.

7º) Procure instituições financeiras de comprovada idoneidade

Fuja daquelas que prometem lucros extraordinários em curto espaço de tempo. Milagres financeiros simplesmente não existem.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!