INSS OU PREVIDÊNCIA PRIVADA?

Em outubro, eu respondi essa mesma pergunta de uma leitora, através do artigo sobre previdência pública ou privada. Na situação dela (havia contribuído com o INSS por mais de 20 anos), não valia a pena reduzir a contribuição do INSS para aumentar a contribuição em previdência privada. Mas para um autônomo que está começando agora a contribuir, eu já penso diferente.

Muitas pessoas acreditam que, por mais que não seja financeiramente vantajoso, contribuir para o INSS é seguro, não sofre com as turbulências de períodos de crise ou não está exposto a quebra do banco no qual sua previdência privada está mantida. Entendo perfeitamente, mas discordo veementemente desses argumentos. E explico o porquê.

O retorno da previdência privada, ao longo do tempo, é bem melhor que o retorno do INSS. Além disso, a exposição do capital investido à renda variável não é tão alto assim. Consequentemente, o risco também não é. Quanto à quebra do banco, essa possibilidade existe, mas pode ser bem administrada, com a escolha de um grande banco ou até mesmo um banco estatal, como o Banco do Brasil, por exemplo.

Eu seria até mais incisivo: acredito até que seja mais fácil o INSS quebrar do que o Banco do Brasil, por exemplo. O INSS é absurdamente mal administrado, existe um rombo enorme (que é tapado anualmente com dinheiro público). Quem paga a aposentadoria dos aposentados atuais não é o dinheiro que eles contribuiram durante anos. É com a nossa contribuição. A contribuição deles já evaporou.

Como a população está vivendo mais, porém se aposentando com a mesma idade, é bem provável que falte dinheiro para o pagamento de aposentadorias daqui a 15 ou 20 anos. Ou até antes. E os jovens estariam inclusos nesse grupo. Infelizmente.

No dia que o Bradesco, Itaú ou Banco do Brasil quebrarem, podem ter certeza que o país não estará tão bem assim. Todas as preocupações quanto ao destino da previdência privada são válidas, mas entre ela e o INSS, eu ficaria com a primeira opção. Quem viver, verá.

Toda e qualquer decisão tomada após a leitura deste blog é de única e exclusiva responsabilidade do leitor.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!