DIFERENÇA ENTRE FUNDO DI E RENDA FIXA

Falamos no artigo anterior sobre as diferenças entre fundos com carteiras de curto e longo prazo. Mas existe uma outra dúvida relacionada aos fundos de baixo risco existentes no mercado: qual a diferença entre fundos DI e fundos de renda fixa?  E em qual devo investir?

O que é fundo DI?

Os fundos DI tendem a acompanhar o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Esses certificados são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. O CDI representa a taxa de juros aplicada nos empréstimos interbancários.

Portanto, para tentar acompanhar esse rendimento, já que o CDI não é negociado para pessoas físicas (ao contrário do CDB), os fundos DI investem em títulos pós-fixados, como os títulos indexados pela SELIC. Assim eles acompanham a taxa de juros do mercado, refletindo proporcionalmente o CDI.

O que é fundo de renda fixa?

Já os fundos de renda fixa investem em títulos prefixados. Com isso, o gestor do fundo já sabe, no momento da aplicação, qual será o retorno desses títulos. A taxa de juros é definida desde a aplicação inicial.

Onde investir

Agora que expliquei a diferença entre os fundos, vamos analisar onde devemos investir, sobretudo no momento atual. Como a maioria das respostas sobre investimentos, depende do momento. Mas a lógica é bem simples e não precisa saber tanto sobre o mercado para fazer essa escolha.

Explicando resumidamente, os fundos DI investem em títulos pós-fixados, com rendimentos variáveis, e os fundos de renda fixa investem em títulos prefixados, com rendimentos fixos. Sendo assim, se a tendência do mercado é que a taxa de juros SELIC continue aumentando, os fundos DI seriam a melhor opção. Por quê? Como os fundos de renda fixa têm uma taxa fixada agora e os fundos DI continuarão subindo, esses terão um melhor rendimento.

Já no caso da SELIC entrar no tendência de queda, como vimos de 2005 até meados desse ano, os fundos de renda fixa seriam a opção mais adequada. A explicação é a mesma. Eles investem em títulos prefixados, que teriam juros altos, e os fundos DI teriam seus rendimentos reduzidos, acompanhando a SELIC. E essa tendência de alta ou queda dos juros é amplamente divulgada na mídia.

Taxa de Administração e Tesouro Direto

Um cuidado que todos devemos ter é quanto à taxa de administração. Quanto menor for o valor investido, maior será a taxa de administração do fundo escolhido. E isso pode fazer muita diferença no rendimento final. Estejam atentos às taxas de administração dos seus fundos. Façam pesquisas em outros bancos. Se não estiver satisfeito com as taxas aplicadas pelos produtos financeiros do seu banco, cogite a possibilidade de abrir uma conta em outro banco apenas para investimentos.

Existe também a possibilidade de investir diretamente nesses títulos pré ou pós-fixados, através do Tesouro Direto. A estratégia funciona da mesma maneira e você ainda ganha a taxa de administração cobrada pelos bancos. Para quem tiver interesse, vale a pena conferir o artigo sobre o assunto (Tesouro Direto: Boa Rentabilidade e Baixo Risco).

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!