IMPLANTAÇÃO DA PORTABILIDADE DAS TELEFONIAS

A partir de amanhã, segunda-feira (01), começa a implantação da portabilidade das telefonias móvel e fixa. Para quem não sabe, a portabilidade permite a mudança de operadora de telefonia, seja ela fixa ou móvel, sem a necessidade de trocar o número do telefone. A grande vantagem disso para o consumidor é a possibilidade de escolher o plano que mais se adeque às suas necessidades (qualidade do serviço, preço, etc.) dentre todas as operadoras, mantendo o mesmo número.

Mas para quem pensa em sair correndo já amanhã para trocar de operadora, é bom estar atento ao cronograma de implantação. A partir de amanhã, apenas os códigos nacionais 14 (SP), 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS), 86 (PI) estão liberados para usufruir desse serviço. Quem for de Pernambuco (códigos 81 e 87), por exemplo, terá que esperar pelo período de 16 a 22 de fevereiro de 2009. Sendo assim, a partir de 1º de março de 2009, todo o território nacional estará coberto pela portabilidade .

Confiram o cronograma e vejam quando será o período de ativação dos seus estados através do site da Anatel, clicando AQUI.

Apesar do serviço de portabilidade ser pago, a Anatel fixou o valor máximo de serviço em apenas R$ 4,00. Além disso, até março de 2010, o serviço deverá ser prestado pelas operadoras em, no máximo, 5 dias úteis. Após essa data, o prazo máximo cai para 3 dias úteis. Ponto para o consumidor!

No médio prazo, os possíveis efeitos da portabilidade devem ser o estímulo à competição, à redução nos preços e à melhoria na qualidade do atendimento ao usuário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!