É O MOMENTO DE SAIR DA BOLSA?

Mais uma dúvida dos nossos leitores:

Tenho dinheiro aplicado nos fundos de ações do Banco do Brasil: Vale, Petrobras e Siderurgia. Todo dia to vendo os índices despecando, o que eu faço? Eu tenho o investimento idealizado até maio do ano que vem. É hora da retirada? Ou vale à pena deixar lá?

Antes de mais nada, dei uma olhada na rentabilidade desses fundos no ano. Eles estão em 7%, 5% e 50% só neste ano. Se você tiver entrado desde o começo do ano e tiver pego essa rentabilidade, não há motivos para se preocupar. O que ocorre agora é apenas uma correção, ou seja, essas ações subiram muito e vão ajustar os preços para depois continuarem suas tendências de alta, que é a previsão até o final do ano.

Porém, se você tiver entrado nesses fundos justamente por conta desses números, a situação muda um pouco. Tente pensar em ações não como um “investimento”, mas como compra e venda. Quando você compra uma ação (ou fundo) que já subiu muito em determinado período, provavelmente você estará comprando caro. Se você vender agora, pode ser que você esteja vendendo barato. Mas, na verdade, você deveria fazer o contrário. Comprar barato e vender caro.

Quanto à minha sugestão, depende do seu real objetivo. Já que você tem uma data definida para sair (maio de 2009) e se você não quiser correr risco, recomendo dar uma olhada nos títulos públicos [clique AQUI]. Como os juros subiram nessa semana, é possível ganhar algo em torno de 12% ao ano investindo em títulos indexados à SELIC [LFT] ou à inflação [NTN-C].

Mas volto a frisar: se você estava nesses fundos desde o começo do ano, talvez seja melhor ter paciência, esperar a correção e provavelmente colher bons resultados até maio do próximo ano.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!