DIA DAS MÃES: ENSINE AS CONTAS PARA ELA

A matéria de capa do caderno de Economia desse domingo no Diário de Pernambuco (com direito a foto na capa do jornal) fala sobre inovar no presente deste dia e fazer um planejamento financeiro para ajudar na administração dos gastos maternos.

A reportagem, por si só, já teria sido interessante para mim, se não tivesse algo especial: foi feita comigo e com minha mãe. Mais uma vez, ficamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho aqui no blog, que vem rendendo esses frutos, entre eles a palestra na Expo Money e essa reportagem na capa do Diário. Não é toda vez que se consegue sair na capa de um jornal sem que a foto seja policial 🙂

Abaixo selecionei um trecho da matéria:

Mas, como consultor, [Rafael Seabra] ensina o caminho das pedras: antes de qualquer dica, a organização nas contas é o primeiro passo rumo ao planejamento financeiro. “É preciso ter controle sobre quais são as receitas e para onde vão as despesas. Pode ser feito numa planilha. Seja em papel ou no computador”, orienta. A partir daí, segundo ele, é possível saber onde estão os descontroles e ajustá-los.

Só que antes de sair passando a tesoura em tudo, Rafael recomenda prudência e equilíbrio. “Uma coisa que meu filho diz que eu acho muito importante é cortar as despesas sem abrir mão do bem estar”, repete a lição, a aplicada aluna. Depois de organizado o orçamento, parte-se para a economia. Aliás, economia, poupança e investimento são o tripé de um bom planejamento financeiro. “As pessoas pensam que são sinônimos, mas não são. Primeiro, você economiza onde está gastando a mais. Depois você poupa o que conseguir economizar. Por fim, investe-se. Porque não adianta nada ficar com o dinheiro parado”, assegura Seabra, o filho.

Para o consultor, que mantém o blog Quero Ficar Rico (www.queroficarrico.net) em parceria com César França, todas estas dicas não surtirão efeito se não houver disciplina. Outro ponto importante, segundo Rafael, é traçar metas. Desde a compra de um carro novo até uma viagem ou uma aposentadoria mais rentável. “Com meta fica mais estimulante seguir o planejamento”, garante.

Quem quiser ler a matéria completa, clique AQUI ou vá nas bancas e compre a edição de domingo do DP. E, aproveitando o tema, queria deixar meus parabéns para todas as mães nesse dia delas, em especial para a minha, que está orgulhosíssima por ter sido capa de jornal 🙂

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!