CONHEÇA O MERCADO DE MINERAÇÃO

CONHEÇA O MERCADO DE MINERAÇÃOO Brasil está entre os países com maior potencial mineral do mundo, ao lado de Rússia, Estados Unidos, Canadá, China e Austrália. Existem no país cerca de 1,4 mil empresas mineradoras que extraem em torno de 80 substâncias. Os principais minérios brasileiros são amianto, bauxita, cobre, cromo, estanho, ferro, grafita, manganês, níquel, ouro, potássio, rocha fosfática e zinco (fonte: Almanaque Abril).

Ainda assim o mercado de mineração no Brasil ainda é bastante promissor. A prova viva disto é a MMX Mineração e Metálicos S.A. (mineradora do empresário Eike Batista) que iniciou suas operações em 2002 e atingiu um lucro de R$765 milhões no ano passado .

Na bolsa de valores, este mercado é quase totalmente dominado pela Vale. Para ter outra idéia do crescimento deste mercado, a vale anunciou esta semana que contratará 62 mil profissionais pelo mundo nos próximos cinco anos, sendo 80% destes no Brasil mesmo. O maior desafio deste mercado ainda é a infra-estrutura precária de vias, portos e fornecimento de energia, disponíveis no país.

Nos últimos 12 meses, enquanto as ações da Vale valorizaram-se em torno de 51,5%, as ações da MMX atingiram a marca de 155,07% de valorização.

Ações na Bovespa

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!