SEJA PRÓSPERO COM QUALQUER RENDIMENTO

Navegando pela internet, é possível encontrar vários sites que dão dicas sobre como ficar rico, como investir em ações, como atingir a independência financeira além de outras coisas relacionadas. Este blog, por exemplo, é um destes sites.

Porém, sempre que essas dicas são escritas, elas levam em conta algum ponto referencial. Como vocês vêem no exemplo do post anterior, são “13 dicas para sua independência financeira” do ponto de vista familiar.

Outro exemplo: no livro “Seja próspero com qualquer rendimento: 12 passos para a independência financeira”, o dr. Rennie Gabriel explora 12 passos, mas do ponto de vista psicológico, da motivação pessoal para manter-se economizando, poupando e investindo continuamente, mesmo estando atolado em muitas dívidas. Confira:

  • Passo 1: Planeje o seu futuro. Mas lembre que, ao definir seus objetivos, eles devem ser específicos, realistas, mensuráveis, orientados à ações e atingíveis dentro de um espaço de tempo definido.
  • Passo 2: Diferencie a dívida boa da dívida ruim. Adquirir dívidas é muito mais fácil do que se se livrar delas. Portanto, adquira dívida apenas quando não tiver outra opção e, quando fizer isso, já tenha em mente um plano para se livrar dela!
  • Passo 3: Determine o que é mais importante pra você. Tenha certeza de que você gasta mais dinheiro com aquilo que acha mais importante. Isso o ajudará a eliminar os gastos com coisas que não o fazem feliz.
  • Passo 4: Domine os seis obstáculos para a liberdade financeira. As dívidas, as condições econômicas, os impostos, as fraudes, a sua saúde e a procrastinação.
  • Passo 5: Liberte-se de suas dívidas. Procure eliminar uma dívida de cada vez, ao invés de pagar pequenas quantidades em cada uma. Não ataque a dívida com maior juros, ataque primeiro a de menor valor absoluto. Isso fará com que você enxergue o resultado da sua ação e o deixe mais motivado para continuar a luta.
  • Passo 6: Descubra a sua condição atual. Com um balanço patrimonial é possível saber a sua condição atual, e se está perto ou longe de atingir os seus objetivos.
  • Passo 7: Administre seus gastos. Usando ferramentas de controle de fluxo de caixa é possível saber se está andando no caminho certo para atingir seus objetivos financeiros.
  • Passo 8: É importante medir, constantemente, sua satisfação. Avalie se os seus gastos estão o deixando mais satisfeito ou menos satisfeito. Quanto menor a sua satisfação, maior a chance de você desistir de tudo.
  • Passo 9: Domine as suas despesas. Quando as suas despesas ultrapassam seus rendimentos, classifique as suas despesas em obrigatórias/não-obrigatórias e variáveis/não variáveis. Assim, poderá lutar para diminuir as variáveis ou eliminar aquelas não-obrigatórias.
  • Passo 10: PAGUE-SE PRIMEIRO. Use bem a prática sugerida pelo livro “pai-rico, pai-pobre” e sempre separe a sua quantia de investimento antes de pagar as suas dívidas. Ganhar mais não vai ajudá-lo a livrar-se dos seus problemas, mas mudar a sua forma de agir sim. Afinal, você também merece ter um pouco do dinheiro que você ganha!
  • Passo 11: Saiba que gastos de emergência são inevitáveis. Deixe separado uma parte do seu patrimônio para cobrir os gastos emergenciais. Seguros também são fundamentais para combater os gastos “imprevisíveis” que sabemos que vamos ter.
  • Passo 12: Crie um futuro financeiro próspero. E valha-se dos juros compostos para fazer isso.
No livro, você encontra esses passos bem mais detalhados do que aqui.

Levantamos então uma dúvida: “Qual destas listas de dicas está correta e devo seguir?”.
A resposta é simples: todas elas estão corretas! Visto que todas foram montadas em cima de experiências passadas de pessoas que se deram bem ou mal.

Mas não se iluda, pois nenhuma destas listas de dicas – por si só – vai fazer ficá-lo rico, financeiramente independente, próspero ou mais feliz.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!