MERCADO DE AÇÕES: MERCADOS PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO

Você já ouviu falar em Mercado Primário e Secundário? Vamos conhecer o significado deles.

Mercado Primário

O Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, com aporte de recursos à companhia. Esse é o caso conhecido como IPO, onde a empresa lança suas ações no mercado e o montante obtido vai para essa empresa.

Mercado Secundário

Uma vez ocorrendo o lançamento inicial ao mercado, as ações passam a ser negociadas no Mercado Secundário, que compreende as bolsas de valores e os mercados de balcão (mercados onde são negociadas ações e outros ativos, geralmente de empresas de menor porte e não sujeitas aos procedimentos especiais de negociação). Em outras palavras, após a empresa vender essas ações para o mercado, as demais negociações se dão através da bolsa de valores, onde você só poderá adquirir essas mesmas ações em circulação, através das negociações.

Operações como a colocação inicial, junto ao público, de grande lote de ações detido por um acionista podem caracterizar operações de abertura de capital, exigindo registro na CVM. Apesar da semelhança com o Mercado Primário, os recursos captados vão para o acionista vendedor (e não para a companhia), determinando, portanto, uma distribuição no Mercado Secundário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!