COMO CALCULAR A COTA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

Mais uma pergunta bem interessante foi feita pelo leitor Fábio, deixada como comentário da postagem anterior. Ele queria saber o seguinte:

“Eu gostaria de entender a influência da variação das cotações das ações da carteira de um fundo de investimento no valor da cota desse fundo”.

Fábio, vou reproduzir a resposta que o analista da Geração Futuro me passou quando fiz essa mesma pergunta em 2005: “Em razão dos normativos da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, toda a valorização de ativos compostos por ações negociadas em mercados regulares, balcão ou bolsa de valores, devem ser contabilizados pelo seu preço médio de negociação”. Em outras palavras, o valor da cota é definido pelo percentual de cada papel na carteira do fundo, levando em conta o preço médio daquela ação no dia, e não apenas o valor de fechamento, como muitos pensam.

Outros fatores também influenciam o valor da cota, como as taxas de administração e de performance cobradas pelas corretoras, que abatem do valor da cota, e quando dividendos são pagos, que aumentam o valor das cotas.

Fiquem à vontade para fazer perguntas, tanto pelos comentários quanto enviando e-mails para “blog.queroficarrico@gmail.com”.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!