ENTENDA O IBOVESPA


O Ibovespa, principal índice do mercado de ações, expressa, na forma de “pontos”, a evolução dos preços das 63 ações mais negociadas da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Ele corresponde a mais de 90% do volume financeiro diário.A Bovespa atualiza os pontos do Ibovespa em tempo real a partir de uma equação, alimentada pelos negócios feitos momento a momento no pregão (período em que ocorre a compra e a venda de ações das empresas).

A composição dessa “carteira de ações” é atualizada a cada quatro meses, sendo que algumas ações têm mais “influência” no cálculo do Ibovespa do que outros. As ações da Petrobras, por exemplo, respondem por mais de 15% do índice (considerando ordinárias e preferenciais), enquanto a Acesita representa somente 0,21% do Ibovespa.

A Bolsa “cai” ou “sobe” quando a pontuação do Ibovespa fica abaixo ou acima da última pontuação registrada no horário de encerramento do pregão anterior.

A Bolsa fecha “em alta” de 1,51% quando tem uma pontuação final de 50.218 pontos em um dia, por exemplo, após ter registrado no pregão anterior 49.471 pontos.

Fonte: Folha Online

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!