ENTENDA O CÁLCULO DA POUPANÇA

Cálculo da poupançaLendo uma reportagem sobre a remuneração mínima da poupança, entendi como se calcula o rendimento mensal da poupança. É muito simples. O cálculo da poupança é dado pela TR [taxa referencial, para entendê-la, clique aqui] mais 0,5%.

Assim fica fácil saber quanto rende a poupança: basta adicionar a TR de cada mês a 0,5% e sabe-se então o rendimento da poupança.

Existia a possibilidade da TR ficar negativa em fevereiro. Por isso, o CMN (Conselho Monetário Nacional) definiu que, caso ela fique negativa, seu valor deve ser zero, impedindo que o rendimento da poupança fique menor que 0,5%.

Porém esse medida foi apenas de cautela, já que a poupança sempre rendeu acima de 0,5%. Apesar disso, os ganhos da poupança têm diminuido ano após ano, obtendo no ano passado o menor retorno em 10 anos.

Cálculo da nova poupança

No entanto, desde 04/05/2012, o rendimento da poupança sofreu algumas alterações. Para saber mais, recomendo a leitura do artigo “Entenda o rendimento da nova poupança“.

Por conta dessas alterações, o resgate da poupança também foi modificado. Para saber como funciona agora, sugiro a leitura do artigo “Entenda o resgate da nova poupança“.

Para aprender a calcular empréstimos com juros da poupança, leiam o artigo “Empréstimo corrigido pela poupança“, clicando AQUI. O texto explica como fazê-lo nos mínimos detalhes. Leitura mais que recomendada.

Imagem: sxc.hu

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!