TÓPICO 07: O VALOR PARA O CORRETOR É DIFERENTE DO VALOR PARA NÓS

A principal diferença de valor entre as corretoras de valores e nossos investimentos é que eles ganham de qualquer jeito, tanto em períodos ruins quanto em períodos bons [nesses muito mais, obviamente]. Todas as vezes que você compra ou vende um ação, você paga taxas de corretagem. É nisso que as corretoras [também] ganham.

É por esse motivo que a maioria das corretoras não estimulam investimentos a longo prazo. Algumas chegam a divulgar as ações mais quentes da semana, ou do mês. Tudo isso para estimular os clientes a trocarem suas posições, ou seja, vender suas ações atuais e comprar novas ações.

O livro Como se Transformar num Operador e Investidor de Sucesso, de Alexander Elder, explora bem esse fato. Ele relata que o mercado de ações não é um “jogo” de soma zero [onde o que você paga é exatamente o que o vendedor recebe] mas de soma negativa. Quando você compra um lote de ações por 1000 reais, você não gasta apenas 1000 nem o vendedor recebe esses 1000. Você deve gastar algo em torno de R$ 1.025 e o vendedor deve receber algo em torno de R$ 975. Para onde vai a diferença?

Portanto, é muito importante não ir na onda de qualquer nova “super” lista de ações. Com isso não estou dizendo que essas listas não têm valor. Nada disso. Mas é bom estar atento e convicto dos seus valores na hora de investir. Lembrem-se de contabilizar esses custos também na hora de calcular o que você lucrou com determinado negócio.

Ainda não terminei a leitura do livro acima citado [na verdade, li apenas a introdução antes de comprá-lo] mas promete ser interessante.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!