SERIA O MOMENTO DA RENDA FIXA?


A junção dos números de inflação e atividade econômica doméstica com a não prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) trouxe aos mercados brasileiros um clima de turbulência e incerteza nos últimos dias, levando os juros prefixados ao maior nível desde março deste ano.

A produção industrial acima do esperado e o PIB (Produto Interno Bruto) surpreendendo positivamente as projeções aumentaram os riscos de pressões de demanda sobre a inflação para 2008. E como se não bastasse a piora de cenário no front doméstico, o ambiente externo coberto por apreensão e volatilidade colaborou com o mau humor dos investidores.

Na expectativa de que nenhum dos três principais motivos que resultaram na alta dos juros prefixados deva se dissipar no curto prazo – os problemas de crédito na esfera internacional, o aumento dos riscos inflacionários e as medidas após o final da CPMF -, a equipe de analistas do HSBC Investimentos acredita que, no atual momento, os fundos de renda fixa aparecem como uma interessante alternativa de investimento.

“Acreditamos que boa parte dessas expectativas já está incorporada nos preços de mercado, e que por isso os prêmios dos títulos longos estão atraentes para os investidores”, diz a equipe de analistas do HSBC em relatório.

A recomendação da instituição passa também pela revisão das projeções para trajetória de preços e juros no próximo ano. Os sinais recentes de maior pressão sobre a inflação levaram o HSBC a elevar suas estimativas para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) em 2007. A nova aposta para a medida oficial da inflação doméstica fica próxima de 4,3% ao final deste ano.

A expectativa do IPCA acima do anteriormente previsto tende a influenciar não só a inflação de 2008, mas também as avaliações para o comportamento de preços no próximo ano. Diante deste novo cenário, o HSBC também revisou sua estimativa para a taxa Selic.

A equipe de analistas da instituição abandonou a aposta de três cortes de 25 pontos-base a partir do terceiro trimestre de 2008, passando a adotar a projeção de manutenção do juro básico ao longo do próximo ano.

Fonte: InfoMoney

Resumo da história: Se os analistas estiverem certos, os títulos públicos voltam a ser uma ótima alternativa para o momento atual de turbulência.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!