AND THE OSCAR GOES TO…


Uma das marcas mais fortes do País, uma das maiores empresas brasileiras por valor de mercado e na disputa pela liderança em termos de liquidez na Bolsa de Valores de São Paulo. Além destas características – e talvez por conta delas -, as ações da Vale são as preferidas dos investidores.

Desde o mês de junho, a InfoMoney faz enquetes na tentativa de obter os papéis prediletos dos usuários do portal. Foram 17 pesquisas buscando identificar as preferências em cada setor. Ao final, as vencedoras em cada uma das abordagens foram compiladas em uma nova enquete.

Aparecendo como a preferida entre as preferidas, as ações da Vale, que acumulam alta de quase 100% em 2007, receberam 2.295 votos (44,69%) de um total de 5.135 manifestações.

Fatores para o otimismo
Parte da confiança em torno dos papéis diz respeito às perspectivas para um novo reajuste significativo nos preços do minério de ferro, core business da empresa. Entre os mais otimistas, cogita-se uma elevação de até 50% na commodity.

Além disso, são reconhecidos os esforços da companhia no sentido de conter sua estrutura de custos. Para completar, a mineradora vem adotando uma estratégia de diversificação bem sucedida, mantendo-se atenta a oportunidades de consolidação.

Medalha de prata
Em segundo lugar, outra blue chip: as ações da Petrobras foram contempladas com 1.118 votos (21,77%), mostrando o otimismo dos investidores também com os papéis da estatal.

A manutenção dos preços do petróleo em níveis elevados, múltiplos atraentes na comparação com seus pares internacionais e alta liquidez são usualmente lembrados como fatores favoráveis aos títulos da empresa.

Ademais, o anúncio oficial do potencial estimado para a área de Tupi reacendeu as perspectivas de aumento expressivo das reservas da Petrobras.

Completando o pódio
Ocupando a terceira posição na lista de preferência, os papéis da Gerdau representam o setor siderúrgico, com 352 manifestações (6,85%). O ritmo acelerado de crescimento da demanda por aços longos, a estratégia de aquisições e conseqüente obtenção de sinergias e uma gestão bastante competente constroem um espectro positivo em torno da companhia.

Quebrando o monopólio das blue chips na ordenação, o quarto posto ficou com as ações da Weg, com a preferência de 295 investidores (5,74%). De um modo geral, o setor industrial brasileiro atravessa um bom momento e a Weg vem se destacando pela obtenção de resultados crescentes. A estratégia de maior exposição no setor energético também tem recebido elogios.

E a presença dos bancos entre os favoritos foi representa pelos papéis do Bradesco. A expectativa de incremento significativo na carteira de crédito, aliada à manutenção de spreads elevados sem aumento da inadimplência, traz um bom prognóstico.

Para conhecer as demais posições, clique aqui.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!