INTELIGÊNCIA CREDITÍCIA (PARTE 2)

Como prometido, abaixo seguem comentários sobre as questões do teste de inteligência creditícia da InfoMoney.

1. Crédito pode fazer parte da sua estratégia de planejamento financeiro?

Sim, normalmente. Nunca é recomendável ficar devendo, mas quando essa é a única opção para realizar uma compra desejada, ou aproveitar uma oportunidade de negócio, deve ser considerada sim! No entanto, tanto a entrada do crédito quanto o pagamento das suas parcelas deve fazer parte do seu planejamento orçamentário mensal. Dessa forma é possível, inclusive, saber se você será capaz ou não de pagar as parcelas… evitando o endividamento e gerando um importante grau de responsabilidade sobre o dinheiro emprestado.

2. Na hora de tomar crédito, sua maior preocupação deve ser a taxa de juros?

Não necessariamente. Na hora de tomar crédito é importante analisarmos os diferentes opções existentes e a taxa de juros pode ser um diferencial de escolha sim. Porém, a sua maior preocupação deve ser com o tamanho das parcelas em relação ao seu orçamento mensal. As melhores opções serão aquelas que as parcelas caberão no seu orçamento… dentre estas, considere a menor taxa de juros para definir exatamente qual escolher.

3. Desde que a prestação não ultrapasse 20% da minha renda mensal, não há problema em tomar dinheiro emprestado?

Cuidado! O crédito deve ser tomado apenas em ocasiões em que não há como fugir dele. Pegar dinheiro emprestado sem motivo não é uma boa prática! Mas quando for pegar dinheiro emprestado, a relação parcela/renda mensal não deve ser necessariamente menor do que 20%, desde que caiba perfeitamente no seu orçamento, sem ter que sacrificar suas contas básicas nem seus investimentos regulares. Quando tiver que optar entre pagar uma conta ou uma parcela de empréstimo, significa que você entrou numa enrascada! (Opte por pagar a que tiver a maior taxa de juros).

4. Na hora de tomar dinheiro emprestado, você precisa avaliar o risco de uma redução de renda?

Sim, todo e qualquer risco de redução da renda mensal deve ser levado em conta! Lembre-se também de manter as suas reservas emergenciais sempre alimentadas.

5. Financiamento imobiliário é considerado uma dívida ruim porque demora muito tempo para ser quitado?

Existem diversos argumentos para acreditarmos qe financiamento imobiliário não é uma dívida ruim, principalmente o fato do mutuário estar adquirindo um bem bastante valioso. Porém, antes de adquirir este tipo de crédito, considere as opções de adquirir um consórcio, ou mais radicalmente, de viver de aluguel, já que na maioria dos casos é mais vantajoso financeiramente.

6. Quando você não consegue pagar a fatura do cartão, o melhor é cancelá-lo, assim evita novos gastos?

Não. O melhor a fazer é educar-se a usar o cartão da forma correta, preocupando-se com o valor da sua fatura futura em relação à sua renda futura e aos compromissos previstos. É possível economizar, nestes casos, sem necessariamente cancelar o cartão. Considere a opção de cancelar o cartão apenas se você tiver algum tipo de costume ou desejo inconsciente de usar o cartão de crédito para comprar coisas que talvez não sejam tão necessárias.

7. Para quem tem dívidas, a quitação antecipada é uma opção mais vantajosa do que aplicar um dinheiro inesperado que recebeu?

Na maioria dos casos é possível abater os juros das parcelas que são adiantadas. Verifique se o seu empréstimo permite isso. Se não permitir, considere a opção de aplicar o dinheiro em algum investimento (seguro) que renda mais do que os juros da sua dívida.

8. Empréstimo consignado é a melhor linha de crédito porque não existe risco de inadimplência?

Atenção! A facilidade de tomar esse tipo de crédito pode jogá-lo numa armadilha de dívidas de onde será difícil de sair. Opte sempre pela liberdade de decidir o que fazer com o seu dinheiro – coisa que esse tipo de empréstimo não permite.

9. Consolidar várias dívidas em uma única linha de crédito é a única saída para quem está endividado?

Esta não é a única saída… a única saída para quem está endividado é economizar, esforçar-se para pagar tudo e evitar novos gastos enquanto passa pelo período de turbulência. Concentrar várias dívidas em uma única linha de crédito pode ser uma estratégia interessante se a taxa de juros dela for a menor entre as disponíveis.

10. Desde que pague o valor mínimo não tenho que pagar os juros rotativos?

Falsa impressão. Quando você paga o valor mínimo do cartão, você só evita a multa de atraso de pagamento (que geralmente é baixa), mas os juros correm em cima de todo o resto, normalmente. O valor mínimo é uma opção que deve ser apenas usada numa eventualidade isolada, quando houver algum imprevisto no seu orçamento e você não seja capaz de pagar a fatura completa. Então, planeje-se para quitar tudo no mês seguinte, ou a sua dívida pode se transformar numa incontrolável bola de neve.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!