O BRASIL E O PETRÓLEO

Ontem, num [outro] dia completamentamente atípico, a bolsa de valores de São Paulo surpreendeu os investidores. A bolsa de valores não… a Petrobrás! que anunciou ter descoberto uma reserva de petróleo em Santos de mais ou menos 5 a 8 bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás, o que corresponde à um aumento de 50% das reservas da empresa.

O petróleo (do latim petroleum, petrus, pedra e oleum, óleo, do Grego (petrelaion) óleo da pedra, é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).

Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Wikiédia – Petróleo

O Brasil e o Petróleo

Vejam alguns números sobre o Petróleo no Brasil, de 2006:

  • 24o. maior detentor de reservas de petróleo.
  • 13o. principal produtor de petróleo do mundo.
  • 8o. principal consumidor mundial.

Há pouco tempo o Brasil se tornou auto-suficiente, conseguindo elevar a produção de petróleo acima do seu consumo. Agora, Com esta descoberta, passa a figurar entre os 10 maiores detentores de reservas mundiais, com o 8o lugar.

A Petrobrás passa a ser também a 3a. maior empresa em reservas de petróleo do mundo, atrás apenas da Exxon Mobil (EU) e da British Petroleum (Reino Unido). (A Petrochina não aparece na lista entre os 15 primeiros).

Há uma expectativa de que as operações comerciais desta bacia petrolífera comecem em 2011. Daí então o Brasil aparecerá no ranking de países exportadores de Petróleo, também… mais ou menos lá pela 15a. posição.

O que isso vai mudar nas nossas vidas?

A Petrobrás já havia anunciado no mês passado que, mesmo com a recente alta do petróleo, não iria aumentor os preços dos combustíveis (gasolina, diesel e querosene). Porém isso não é suficiente para evitar o aumento da inflação por aqui, visto que o óleo serve como combustível também em indústrias de bens de consumo. O preço de passagens aéreas deve subir também e o preço do plástico (derivado do petróleo) cresceu 14,3% até setembro desse ano. Já o gás está prestes a sofrer um reajuste entre 15% a 25% por causa da escassez, depois da confusão com a Bolívia.

Quando o Brasil começar a exportar, possivelmente assistiremos a uma pequena queda de preços no valor do petróleo mundo a fora.

No longo prazo também, o aumento da produção do Petróleo vai trazer a oportunidade de instalação de novas refinarias no país. A General Abreu e Lima, que está em construção aqui
em Pernambuco, estima a geração de 230 mil empregos para os próximos quatro anos.

E no mercado financeiro…

Essa descoberta fez também as ações da PETR3 dispararem 14% só ontem, além de trazer também a certeza de um longo prazo proveitoso.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!