ENTENDENDO SOBRE FRANQUIAS

Pra quem quer começar a entender sobre franquias e ter acesso a oportunidades nessa área, o site da ABF – Associação Brasileira de Franchising – é um bom começo.

Nesse site você encontra guias de todas as áreas de negócio, dicas, notícias, estatísticas, entre outros.

Por achar o negócio bem interessante, tenho lido algumas colunas sobre franquias e achei uma bem interessante sobre o que vale mais a pena: abrir um negócio do zero ou escolher uma franquia? Apesar de – muito – tendenciosa, dá pra balancear sobre esses dois pontos.

Em resumo, a autora fala que para abrir um negócio do zero, muitos empreendedores recorrem a economias poupadas durante uma vida inteira de trabalho árduo. Partem assim para a sua aventura, levando na mala muita coragem, garra, empreendedorismo e quase nenhum planejamento ou conhecimento sobre o negócio.

Já ao optar por uma franquia, o empreendedor deveria considerar fatores tais como identificação com o negócio, valor total do investimento inicial, retorno sobre o capital investido e, principalmente, idoneidade e know-how da Franqueadora.

A opção por uma franquia evita o desgaste emocional e financeiro normalmente impostos a quem opta por desenvolver sozinho o seu negócio. Isso ocorre porque a franqueadora repassa ao franqueado um modelo de negócio já formatado, livre dos erros cometidos em suas unidades piloto.

Deixando a – não menos importante – teoria de lado, vi uns números bem interessantes: enquanto 60% dos novos negócios morrem nos 2 primeiros anos, apenas 12,5% das franquias fecham as portas nesse mesmo período.

Mesmo não sendo um dado decisivo para escolher abrir uma franquia, é algo a se observar com muita atenção. É fato que esses números nos dizem alguma coisa…

Quem estiver interessado em ler o texto completo da coluna, clique aqui.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!