Meus Livros Preferidos Sobre Dinheiro

Meus Livros PreferidosConhecimento é liberdade.

Essa frase passou a guiar minha vida desde o momento que eu compreendi esse conceito e vislumbrei até onde eu poderia chegar a partir do conhecimento que eu adquiro e coloco em prática.

Mesmo sendo formado em Ciências da Computação, sou reconhecido atualmente como um dos maiores educadores financeiros do Brasil e o blog Quero Ficar Rico é o maior blog independente (sem qualquer vínculo com instituições financeiras) de educação financeira do país.

E o mais interessante é que minha formação é praticamente toda autodidata. Até fiz um MBA em Finanças numa das maiores instituições do país, mas posso garantir que 99% do que aprendi foi por conta própria.

Os livros sempre foram meus maiores parceiros nessa jornada e quero compartilhar agora os três livros mais importantes e como eles mudaram cada etapa da minha vida.

Pai Rico, Pai Pobre

Este famosíssimo best-seller do Robert Kiyosaki é uma leitura obrigatória. Trata-se de um clássico escrito ainda em 1997 e que mudou a vida financeira de milhões de pessoas.

(Se quiser comprá-lo, clique neste link aqui)

Através deste livro, aprendi o conceito de independência financeira. E este conceito passou a ser automaticamente meu conceito de riqueza naquele momento.

Caso você não saiba, a independência financeira acontece quando investimos em ativos que geram renda mensal suficiente para cobrir nossas despesas mensais.

Além deste importantíssimo conceito, este livro também explica o que são ativos e passivos, que nada mais são que bens que produzem renda e despesa, respectivamente.

Por fim, este livro também me apresentou uma das frases mais importantes sobre dinheiro:

Não trabalhe por dinheiro. Faça o dinheiro trabalhar para você.

O meu grande erro, após essa leitura, foi pensar que a riqueza era apenas um número. E falo isso porque muita gente também pensa assim (“quero me tornar um milionário”, “quero acumular R$ 1 milhão”, “quero ganhar na loteria”…).

Por estar muito motivado, passei a poupar e investir mensalmente o máximo de dinheiro que eu podia, sem qualquer planejamento e de forma totalmente desequilibrada.

Apesar de ter acumulado algum dinheiro, depois de pouco tempo eu estava frustrado e comecei a perceber que riqueza não era apenas ter muito dinheiro.

Foi então que surgiu o segundo livro…

Os Segredos da Mente Milionária

Trata-se de outro clássico da educação financeira, escrito por T. Harv Eker em 2005.

(Se quiser comprá-lo, clique neste link aqui)

À primeira vista, parece um livro de autoajuda e isso me incomodou bastante durante a primeira leitura. Sempre fui muito cético e essa característica dificultava bastante a compreensão de conceitos relacionados à mentalidade financeira.

Ainda assim, aprendi muito desde a primeira leitura, pois o livro trouxe conceitos importantes sobre definição de objetivos financeiros, orçamento pessoal, hábitos financeiros, crenças em relação ao dinheiro e os famosos “arquivos de riqueza” apresentados no livro.

Tudo isso complementou o que aprendi com Pai Rico, Pai Pobre, além de me dar organização e a motivação correta para alcançar minha independência financeira.

Só depois, numa segunda leitura, eu consegui entender os conceitos da mentalidade financeira correta, onde bastava pensar de forma positiva, adotar bons hábitos financeiros e eliminar crenças limitantes em relação ao dinheiro.

Pela primeira vez, descobri que enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros.

É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.

Também aprendi que deveria estabelecer minha remuneração pelos resultados que apresento e não pelas horas que trabalho.

No final das contas, eu aprendi o que deveria fazer, mas não sabia como fazer isso.

E esse “como” só veio com o terceiro livro…

Trabalhe 4 Horas Por Semana

Este livro, escrito pelo Tim Ferriss em 2007, é um clássico do empreendedorismo e que inspirou a maioria dos empreendedores digitais que conheço pessoalmente.

(Se quiser comprá-lo, clique neste link aqui)

Foi o primeiro livro que me mostrou o novo conceito de trabalho (diferente de emprego) e importância de adotar um estilo de vida focado na liberdade,  explicando que não é necessário chegar à aposentadoria para começar a aproveitar a vida.

Li esse livro em 2012 e a primeira vontade que tive ao terminar a leitura foi largar meu emprego.

(Só fiz isso em outubro de 2013 e, sim, este livro foi um dos principais responsáveis)

Tomar decisões nunca é fácil e este livro me ensinou uma forma bastante simples para fazer isso.

Devemos pensar no pior cenário que poderia ocorrer após a tomada de uma determinada decisão e se esse cenário não for tão assustador, simplesmente tome a decisão.

Após a leitura deste livro, fiz diversas mudanças em minha vida, de modo a realmente buscar minha liberdade financeira.

E conquistei este grande objetivo aos 30 anos.

E agora?

Como eu disse logo no começo do texto, os livros sempre foram meus maiores parceiros nessa jornada para a liberdade financeira.

Estes três livros apresentados neste artigo foram os principais, mas sem dúvida alguma não foram os únicos.

Tive que ler uma infinidade de livros e cometer muitos erros para aprender tudo que aprendi até agora.

Por conta disso, decidi escrever o livro Quero Ficar Rico.

O objetivo deste projeto é mostrar o que aprendi de melhor nos últimos 10 anos e como usei esse conhecimento para alcançar a liberdade financeira.

Ele é bem diferente do eBook Como Investir Dinheiro, também de minha autoria, que é exclusivamente focado em investimentos.

Neste novo livro, eu falo sobre os principais problemas financeiros (e como resolvê-los), hábitos financeiros, crenças sobre dinheiro, mentalidade de enriquecimento, passos práticos a serem seguidos para organizar sua vida financeira… enfim, tudo que você precisa saber para mudar sua vida financeira.

Além disso, este é meu primeiro livro físico. Impresso. De papel mesmo 🙂

Para garantir seu exemplar, basta clicar neste link aqui.

E se você tiver qualquer dúvida sobre esse livro, deixe um comentário. Farei o possível para responder todos.

Até a próxima!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!