Vídeo Curso Para Quem Quer Ficar Rico

Vídeo Curso Para Quem Quer Ficar RicoO nome deste blog é “Quero Ficar Rico“. Estou dizendo o óbvio, mas esse é um aspecto muito importante: não é o blog “Quero Economizar” ou “Quero Quitar Minhas Dívidas”.

É uma proposta impossível para alguns, ousada para outros… e perfeitamente possível para nós, que dedicamos preciosos minutos do nosso dia lendo atentamente o que é publicado aqui.

Mas o que podemos fazer para enriquecer de forma honesta no Brasil?

Antes de responder a essa pergunta, parabenizo o meu amigo Rafael Seabra pela criação deste importante canal. E, principalmente, parabenizo a sua decisão em buscar informações sobre enriquecimento.

Primeiro passo para enriquecer: ter vontade

Sêneca já dizia que “é parte da cura o desejo de ser curado”. E de forma semelhante, o desejo de enriquecer é parte do processo de enriquecimento.

Esse desejo existe em cada leitor do blog Quero Ficar Rico e, a partir dessa consciência, podemos buscar informações que permitem melhores investimentos, aumentar a renda e promover um consumo consciente.

Tudo isso e muito mais nos aproxima do enriquecimento financeiro.

Mas e as outras pessoas? Bem, quem não acredita na possibilidade de enriquecer costuma soltar pérolas como:

  • “No Brasil, só fica rico se for político ou tiver favorecimento” (ignorando tantos empreendedores honestos e batalhadores que começaram do zero);
  • “Prefiro ser pobre e ser feliz” (como se fosse impossível ser rico e feliz);
  • “Tenho um tio que investiu na Bolsa e perdeu tudo” (sem procurar saber qual foi a estratégia usada pelo tio, se é que havia alguma).

Enfim, quem não acredita nas possibilidades de enriquecimento permanecerá sempre distante da riqueza. Ao se deparar com qualquer oportunidade, só será capaz de ver dificuldades.

Já no nosso caso, visualizamos oportunidades diante de cada dificuldade. É assim que estamos buscando por formas interessantes de enriquecer.

Mas o que é ser rico?

Sabemos que este assunto já foi discutido bastante aqui: ser rico não é apenas ter riqueza financeira.

É também ter riqueza pessoal: é saber aproveitar a vida com as pessoas que amamos.

É fazer algo útil para a sociedade. É buscar realização pessoal. É amar e compartilhar. É estar sempre aprendendo coisas novas.

É bastante questionável a vida de algum executivo obstinado que abandona a família, os amigos e seus valores na busca pela riqueza solitária.

E do outro extremo, também podemos questionar se um trovador boêmio cheio de amigos e igualmente cheio de dívidas encontrou a felicidade completa.

Uma riqueza mais completa é aquela em que combinamos a abundância financeira com a qualidade de vida.

Antes de falar como combinar essas duas dimensões do enriquecimento ao final deste artigo, vamos criticar algumas abordagens comuns a essa temática.

Três formas para NÃO enriquecer

1) Ficar rico somente na velhice

A fórmula mais garantida para enriquecer é, infelizmente, a menos atraente de todas: economize o máximo possível todos os meses e envie o seu suado dinheirinho para diferentes modalidades de investimento.

Essa abordagem tem o mérito de funcionar bem: se o rendimento estiver acima da inflação, mesmo um valor pequeno pode render bastante ao final da vida, desde que o investimento seja feito consistentemente.

O problema é justamente o sacrifício de bons anos de nossa vida em nome do futuro distante.

2) Procurar segredos

Há aqueles que passam uma boa parte do dia buscando segredos mirabolantes para enriquecer. Elas acreditam que existe alguma forma rápida para driblar o sistema e ganhar muito, trabalhando pouco.

Aquelas pessoas que procuram por atalhos são as melhores vítimas para golpes em que existe muita promessa e muita frustração.

3) Dar a tacada certa

Por fim, muita gente acha que precisa de uma boa sacada. Com uma tacada certeira, poderão abrir uma franquia em um excelente ponto comercial.

Ou arrematar um belo imóvel a preço de banana em um leilão.

Ou começar um negócio na Internet que pode ter milhões de usuários e ser o próximo Facebook.

Faz muito sentido procurar dar uma tacada certeira. O problema é que essa tacada só é possível com muito treino.

Portanto, o que precisamos buscar não é a tacada certa, mas sim o TREINO. Quem está bem treinado pode fazer inúmeras jogadas de mestre… enquanto os demais só podem contar com a sorte.

Tudo começa internamente

Vamos manter a analogia de “tacadas” v. “treino” em mente. A tacada representa um evento pontual, enquanto o treino revela um processo.

Se damos um milhão de dólares para uma pessoa despreparada, ela perderá tudo em alguns anos (ou meses).

Porém, se tomamos todo o dinheiro de um milionário bem preparado, ele poderá reconstruir sua riqueza em pouco tempo.

Isso acontece pelo fato do “milionário temporariamente falido” ser um sujeito bem treinado: ele sabe identificar oportunidades, sabe se apresentar com elegância, oferecer valor, formar parcerias.

Por outro lado, o “pobretão temporariamente endinheirado” continuará com sua mentalidade de pobre e será rapidamente ludibriado pelo marketing das grandes empresas, por golpes diversos e pela ausência de visão.

Videoaula

Parece exagero? Convido você a clicar neste link e assistir a uma videoaula do nosso curso em que mostramos como funciona a psicologia do consumo.

E lá no curso vamos juntos nos dedicar ao oposto: praticar os hábitos necessários para enriquecer.

Afinal de contas, este é o blog Quero Ficar Rico. Parabéns por fazer parte do nosso grupo!

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Seiiti Arata gosta de ajudar pessoas e fazer amigos. E ainda recebe dinheiro pra isso. Fundador da Arata Academy.