Tipos de ativos financeiros: saiba como aproveitá-los

Tipos de ativos financeiros: saiba como aproveitá-losVocê já parou para pensar que cada classe de ativo desempenha uma melhor função em uma carteira de investimentos? Fazendo uma analogia simples, um ativo é como uma ferramenta e por isso é fundamental saber utilizar essa ferramenta da melhor forma possível.

Uma carteira de investimentos bem diversificada deverá ter pelo menos três tipos de ativos. Os de geração de renda, os de crescimento e os de reserva financeira.

Não existe uma regra muito clara que separa exatamente cada tipo de ativo em função de sua melhor utilização, mas com um pouco de observação você irá notar que cada classe de ativo desempenha um melhor papel.

Ativos de reserva financeira

Os ativos de reserva são geralmente os atrelados a renda fixa. Eles têm alta liquidez, mas de uma maneira geral terão pouco rendimento, principalmente daqui pra frente com a atual política de redução da taxa de juros.

Não destine pare eles muito mais do que o necessário para emergências ou o que estiver sendo “guardado” para um fim específico de curto prazo.

Ativos de crescimento

Os ativos de crescimento são os que possuem maior volatilidade no curto prazo, mas no longo prazo irão proporcionar um maior crescimento do seu patrimônio. Ações de boas empresas ou ainda bons ETFs são bons ativos de crescimento patrimonial.

Quem tem tempo para alcançar os objetivos desejados, não deve se importar muito com as oscilações negativas desses ativos no curto prazo.

Essas oscilações são excelentes oportunidades para comprar bons ativos (desde que você tenha feito uma boa análise e tenha certeza de que realmente é um bom ativo) pagando pouco.

Ativos de geração de renda

Os ativos de geração de renda são os que fornecem renda periódica ao investidor. Imóveis locados para terceiros ou, de forma mais inteligente, os fundos imobiliários são excelentes geradores de renda.

Ações de empresas boas pagadoras de dividendos também se encaixam nesse perfil. Esses ativos são ativos de renda variável e por isso também estão sujeitos à oscilação.

Porém, mais importante que o valor das cotas ou ações desses ativos é a renda que eles proporcionam, pois essa renda é o grande objetivo desse tipo de investimento.

Tipos de ativos, objetivos e prazos

Esses são conceitos simples, mas muita gente os deixa de lado e não observa esses detalhes na hora investir.

É comum encontrar pessoas que estão juntando dinheiro para um objetivo de curto prazo e por falta de informação e conhecimento colocam esse dinheiro em ativos de renda variável e por isso correm o risco de estar passando por um período de oscilação negativa no memento em que precisam do dinheiro.

Ou ainda pessoas que estão investindo para a aposentadoria em um longo prazo e colocam o dinheiro todo em ativos de renda fixa e com isso perdem o potencial de ganho que um investimento em ações ou ainda ETFs poderia gerar em um período maior de tempo.

Diversifique seus ativos nessas três classes. Tenha uma reserva para emergências, tenha ativos com mais tendência a proporcionar crescimento patrimonial e tenha ativos que sejam bons geradores de renda.

De acordo com sua estratégia, objetivos e observando a “verdadeira vocação” de cada classe de ativo, fica fácil balancear sua carteira para uma melhor obtenção dos resultados desejados.

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!