Alcance seus objetivos em 2012

Alcance seus objetivos em 2012Todo começo de ano é a mesma história: planos para entrar numa academia, fazer um regime, parar de fumar, organizar-se financeiramente, entre muitos outros. O problema é que os dias passam e a maioria não consegue colocar em prática aquilo que planejou.

Uns arranjam algumas desculpas furadas e outros colocam a culpa na falta de disciplina. E ainda dizem que é fácil falar quando se tem disciplina. Na verdade, fácil mesmo é desistir antes de começar. Qualquer grande mudança exige muito esforço e dedicação.

Costumo dizer que o segredo para o sucesso nas finanças pessoais está em apenas três palavras: planejamento, equilíbrio e disciplina. Você precisa montar um plano financeiro com seus objetivos e fazer um orçamento familiar, ser equilibrado para não ser rigoroso demais com os gastos e assim se privar do presente nem ser relaxado demais e comprometer o futuro, e, por fim, ter disciplina para cumprir tudo aquilo que você mesmo planejou.

Você sabe quanto gasta por mês?

A maior parte das pessoas sabe exatamente quanto ganha por mês. Se brincar, sabe até os centavos. Agora quando a pergunta é “quanto você gasta mensalmente?”, muita gente – infelizmente – não sabe responder. Sabe apenas que não sobra dinheiro no final do mês, mas não sabe para onde ele está indo.

Para resolver esse problema, basta tomar nota (pode ser num caderno ou planilha eletrônica) de cada gasto feito durante um mês completo, registrando a data e descrevendo o destino do dinheiro gasto.

Certamente você vai se surpreender – negativamente – quando descobrir, no final do mês, o quanto é gasto com supérfluos e que poderia ser facilmente evitado. Basta somar a quantidade de cafezinhos com as “ofertas imperdíveis” de compras coletivas, e o resultado será pra lá de desanimador.

Saber para onde sei dinheiro está indo é o primeiro passo para controlar o “vazamento” e passar a gastar menos.

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve

Do ponto de vista financeiro, essa frase pode ser traduzida dessa forma: “para quem não tem objetivos financeiros, qualquer gasto serve”. Em outras palavras, se você não definiu o que pretende alcançar a curto, médio e longo prazo, dificilmente conseguirá se organizar para investir bem o seu dinheiro.

É necessário definir metas para suas finanças, tais como a compra de um imóvel, troca do carro, viagem com a família, estudo dos filhos ou aposentadoria. Quando definimos metas com seus respectivos valores monetários, fica fácil separar dinheiro para cada um delas e acompanhar quanto tempo falta para alcançá-la. Essa prática serve até como motivação.

Faça um orçamento e siga à risca o que planejou

O grande trunfo ao montar um orçamento é saber exatamente quanto você poderá investir em cada mês do ano e – principalmente – se preparar para os meses mais complicados, sobretudo os primeiros meses do ano.

Muitas pessoas passam sufoco no primeiro trimestre do ano por conta do acúmulo de contas nesse período. IPTU, IPVA, matrícula e material escolar são apenas alguns exemplos das obrigações dessa época. Quando somadas, muitas vezes superam até o que o indivíduo ganha no mês.

A grande sacada está justamente em prever esses gastos para separar as sobras do meses anteriores para bancar esse período. Existem alguns meses que os gastos são bem menores. E, ao invés de gastar, é importante poupar esse dinheiro para os meses mais complicados.

Ao elaborar um orçamento anual, é possível saber exatamente quanto você vai ganhar e quanto vai gastar em cada mês, e assim se organizar para pagar tudo à vista (economizando um bom dinheiro) e ainda sobrar algum dinheiro para investir e se aproximar dos seus objetivos.

10 dicas para organizar sua vida financeira

Para finalizar, recomendo a leitura do artigo “10 dicas para organizar sua vida financeira“. O texto apresenta 10 dicas para colocar as contas em dia e mantê-las sob controle.

Não deixe suas promessas e sonhos para 2012 ficarem apenas na imaginação. Tenha força de vontade para colocar seus planos em prática e tenha absoluta certeza que o resultado é bastante recompensador.

Feliz ano novo!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!