DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 5)

3 Flares Facebook 2 Twitter 1 Google+ 0 3 Flares ×

Rosângela pergunta: “Minha mãe tem 69 anos de idade, é dona de casa e já contribue a 14 anos com o INSS sob o valor de 102.00 R$ mensais. Meu pai é aposentado sob tempo de serviço com dois salários minímos. Gostaria de saber se ela já tem direito a se aposentar.

Rosângela, sua mãe já tem tempo e idade de sobra para se aposentar. Não precisa contribuir mais nada. Pode ligar para o n.º 135 dizer que quer agendar uma aposentadoria por idade para sua mãe e passar para o atendente o n.º do NIT (aquele número que consta no carnê). Certamente, se for do jeito que você está falando, ela será atendida no dia e hora marcados e já sairá de lá aposentada.

Magda pergunta: “Tive carteira assinada por 5 anos, fiquei um ano desempregada. Após comecei a contribuir por carnê. Por dificuldades financeiras deixei de contribuir por uns 2 anos. Depois paguei retyroativo. Dúvida, este período que contribuí retroativo vai contar para aposentadoria por tempo de serviço.

Magda, todo tempo de carteira assinada ou de contribuição em carnê sempre é somado para a aposentadoria. Nada é perdido. Agora, temos que fazer uma ressalva. Para se obter uma aposentadoria por tempo de contribuição (ou de serviço como você chamou) a mulher tem que ter além dos 30 anos de contribuição 15 anos de carência. Esses 15 anos de carência estão dentro dos 30 de contribuição.

A diferença é que para a carência as contribuições em carnê só são consideradas a partir da primeira recolhida em dia. Ou seja, esses 02 anos de retroativo que você pagou serão somados para obter os 30 de contribuição, mas só serão somados para os 15 de carência a partir do momento que a primeira contribuição foi paga em dia. Não sei se ficou claro. Qualquer dúvida agende pelo telefone 135 uma Contagem de Tempo de Serviço em alguma Agência da Previdência Social. Boa sorte. 

* Todas as dúvidas relativas ao INSS são respondidas pelo colaborador do blog Veronildo Pessoa, servidor do INSS há 15 anos e atualmente é gerente da agência de previdência social em Viçosa/AL.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • rose toledo

    ola gostaria de saber se eu q nunca teve acarteira assinada temho dereito en apozentadoria no inss sou dona de casa grata rose

  • http://queroficarrico.com/blog/ Rafael Seabra

    Rose,

    Para esse caso, recomendo a leitura do artigo http://queroficarrico.com/blog/2009/03/31/aposentadoria-para-donas-de-casa/

    Abraço!

  • http://sueli_dfg_tagliari@hotmail.com sueli

    minha amiga trabalha em uma certa firma e sofreu acidente ficou afastada 14 meses e voltou mais nao esta conseguindo trabalhar e a aposentadoria dela já esta na federal ; gostaria de saber se pode ficar encostada pelo inss ? e se nao vai dar problema na aposentadoria ?

  • wanderly

    Olá gostaria de saber como meu esposo faz para se aposentar ele tem 50 anos e 35 anos de contribuição .ele pode pedir aposentadoria integral?

  • Shirlei

    Bom dia meu esposo tem 51 anos e ele ja tem 35 anos de contribuiçao .
    Mas ele a amior parte trabalhou como autonomo pagando uma media de 7 salarios para INSS.
    Ele foi fazer uma base de salario passaram que ele se aposenta com uma media de 700,00 reais esta serta a conta deles????

  • http://ig maria

    gostaria de saber tenho 70 anos ,mas nunca contribui e sou pensionista tenho direito a aposentadoria

    • Maria abgair Nunes Coimbra

      Maria Abgair Nunes Coimbra

      Eu trabalhaei na zona rural com meu pai de 1973a 1978 e 1983 a 1987 e de 1987 ate agora trabalho numa firma registrada com carteira, pergunta :
      com tempo de serviço que tenho de registro em carteira somam 22.5 e mais 8 anos de trabalho rural e tenho docuemnto com testemunha que trabalhei com meu pai , será que consigo aposentar juntando todos e hoje tenho 53 anos de idade
      responder:

  • http://naotenho macio luiz mendonça de santiago

    trabalhei 21 anos no serviço publco federal e 04 anos com celetista ha possibilidade de ima aposentadoria proporcional?

  • zoraia fujiyama

    por favor me informe, meu irmao tem 63 anos e tem mais ou menos 27 anos de contribuicao, ha 10 anos atras ele amputou a perna ,ele tem direiro ao auxilio doenca ou a aposentadoria. obrigada

  • http://msn Gizelia Kátia da costa

    Tenho uma amiga ela só companheir não era casada co civil e o esposo dela faleçeu com 68 anos e era lavrador e nunca consegui aposentar e faleçeu deixando com 4 filho gostaria de saber se tenho direito a pensão por Morte?

  • http://kappapreta@yahoo.com.br CARLOS FREITAS

    ESTOU EM LAUDO MÉDICO, E JÁ COMPLETEI OS 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO. TENHO 60 ANOS.
    POSSO PEDIR MINHA APOSENTADORIA?

    QUAAL SALÁRIO FICARÁ MAIS VANTAJOSO, O POR TEMPO DE SERVIÇO, OU POR DOENÇA?

  • Ayrton Breviglieri

    Boa Tarde
    Gostaria de saber se posso complementar minha aposentadoria, tenho registro em carteira de R$ 800,00 reais , gostaria de saber se existe como pagar um complemento, pois tenho 29 anos de registro em carteira sempre com um salário bem maio, se for calculado pela média irá puxar para baixo meu salário de aposentado

    Obrigado

    • Ayrton Breviglieri

      Preciso de uma resposta sobre a complementação de minha aposentadoria

  • Regina de Castro

    Sou aposentada pela CLT como professora desde 1994 e continuo trabalhando no regime CLT. Eu teria alguma forma de complementar a aposentadoria existente já que pretendo trabalhar por mais 8 anos, totalizando mais 25 anos de contribuição?Grata

  • http://notenho Mirna Dayrell Xavier Segantini

    Tenho 70 anos de idade e já me aposentei pelo Estado de Minas Gerais em 1994, contando o tempo de contribuições para o INSS-33 anos-11/06/1956 a outubro de 1989 e para o Ipsemg/MG de 1990 a novembro de 1994. Trabalhei do ano de 2000 até fevereiro de 2003 contribuindo para o Ipsemg/Mg e de março de 2003 até hoje 14 de maio de 2010 para o INSS. Quando posso me aposentar pelo INSS?Posso contar concomitantemente o tempo de contribuição de 2000 a fevereiro de 2003 para o IPSEMG/MG?

  • Renato Antonio Mancinelli

    Paguei durante + de 1 ano o iss do meu filho, como facultativo.
    Preechi o Carne e coloquei o numero do PIS. Nao coloquei numero do NIT
    Como faco para regularizar todo este temo pago, ou somente com o PIS
    ja tem validade como contribuinte?

    Obrigado

  • Valdinei R. Rocha

    olá meu avô ficou sem receber quatro de aposentadoria em 1991…..obs:ele ja faleceu, consigo receber esse dinheiro ?

    • luiz fernando

      olá estou com a mesma duvida sobre aposentadoria minha avó faleceu e tinha direito de receber aposentadoria e ficou pra traz se vc obteve alguma resposta e puder me ajudar agradeço

  • Valdinei R. Rocha

    olá meu avô ficou sem receber quatro meses de aposentadoria em 1991…..obs:ele ja faleceu, consigo receber esse dinheiro ?

  • Eugênio Cezar Sodré

    Completarei 65 anos em 09/2010. Entre 1961 e 1987, acumulei 152 contribuições conf. registros em carteira. Esses não aparecem no cadastro do INSS. Entre 1995 e 1996 foram apurados mais 15 contribuições que aparecem. Total – 167. Hoje, sócio proprietário de uma empresa, poderia complementar os recolhimentos que faltam para aposentadoria por idade, (7). Pergunto: Considerando que as contribuições não aparecem. os registros em CTPS precisam ser comprovados? Qual seria a fórmula para se calcular o salário médio, no caso de ser feita a contribuição complementar pelo teto?

  • http://nandaval@mendes.com fernanda mendes camilo

    ola meu nome é fernanda e gostaria de saber o que faço para aposentar minha mae ela esta muito doente , estoporose bico de papagaio na coluno ,muitas dores ela ainda faz faxina nao é registrada nao consegue dormi a noite pois ela sewnte muita dores e incha muito a dois faz pouco tempo que pago posentadoria pra ela faz apenas um ano o que eu faço para ela aposentar ela sofre a muitos anos com essas dores , ja foi ao medico e eles nunca aprova o medico dela ja deu uma carta para o nss mais ta dificil ,qual melhor caminho , devo percorrer minha mae faz agora em junho de 2010 53 anos

  • http://nopossuo Rosalina

    Bom dia!
    Gostaria que sanasse a minhas dúvidas com relação a aposentaria.
    Primeira: Atuo como professora e ao mesmo tempo pessoa juridica e ambos são descontado INSS quando eu for aposentar irá somar as duas contribuições?
    Ou terei duas aposentadoria?
    Meu pai contribuiu 5 anos com INSS agora ele tem 62 e está invalido quais seria os procedimentos para ele aposentar?Grata

  • http://msn adriano coelho do nascimento

    meu tio tem 60 anos trabalahdor rural não tem carteira assinada estar imposibilitado de trabalhar por doença como devo fazer para aposenta-lo. (nunca pagou inss)

  • http://msn adriano coelho do nascimento

    se a pessoa é tralhador rural e não paga inss e sim o sindicato completando 60 anos ele pode se aposentar.

  • Gesseir

    Boa noite. Tenho 61 anos e no ano passado entrei com a minha aposentadoria. Ja tinha pago 14 anos. Tinha direito a me aposentar com 1 salario. Contratei uma advogada e dentre varias opcoes eu escolhi pagar 45000 de retroativo para receber tres salarios. Porem, tempo depois a advogada me pediu o meu numero de inscricao junto a Prefeitura. Como eu morava fora do Brasil nao tinha em maos. Ela foi a Prefeitura e la disseram que eu nao tinha numero algum. Mas ao chegar no Brasil eu achei o documento com meu numero de inscricao e passei pra advogada. Ela enviou ao INSS e eles nao reconheceram porque passou do prazo. Hoje eu soube que pelo INSS nao reconhecer, esse um ano que aguardo (de maio de 2009 ate hoje) eu nao terei o direito de receber. E a advogada entrara com uma acao judicial junto ao INSS. Tudo esta me parecendo injusto. So perderei esses valores (de um ano pra ca) porque a Prefeitura nao localizou o meu numero ou a advogada realmente nao foi pesquisar. O que fazer? Esta correto tudo isso? Agradeco imensamente a atencao e desculpe-me por me extender.

  • roberto taylor de freitas

    começei a trabalhar em 1973 e tenho 55 anos posso me aposenrar?

  • luciano daniel pereira

    meu pai contribuiu durante 38 anos para o inss, começou pagando um, depois dois, tres e nos ultimos dois anos contribuia com quatro salarios, sempre como autonomo, acontece que ja fazem 18 anos que ele se aposentou e pergunto entaõ:
    porque ele apenas recebe um salario??

  • http://google DANIEL

    Trabalhei em várias empresas nas décadas de 60 e 90, todas de Carteira assinada. Gostaria de saber como resgatar as informações perante o inss, pois perdi todos os documentos relacionados à previdencia social. Estou querendo me aposentar e não consta nos computadores do INSS, tais registros, apenas alguns de salários muitos baixo.

  • http://evani.jesusminhavida@hotmail.com evani

    boa tarde,minha mae trabalhou um certo tempo como agricultora depois adoeceu faz tratamento na coluna,diabete,artrite,artrose e é hipertensa hoje com 50 anos,acho que ela nunca pagou inss,eu gostaria de saber se há alguma forma dela se aposentar.obrigado

  • marislei

    sou pensionista gostaria de saber se tenho direito a me aposentar por idade ja tenho mais de 15 anos de contribuiçao e 60 de idade,fico com as duas, pensao e aposentadoria?

  • Maria Neuza

    Trabalhei 12 anos contribuindo ao INSS regime clt, depois a prefeitura de onde trabalho passou a ser estatutário e ter o seu instituto próprio, será que posso contribuir pelo tempo que falta ao INSS e adquirir duas aposentadorias? Pois tenho 31 anos de contribuição entre os dois instituto sou professora e já tenho 53 anos. Responda e fico grata

  • vania maria galvão fonseca

    tenho 56 anos sou dona de casa, nunca contriui no nps, queria saber se possso aposentar por idade e qual é a idade para mulher, e também saber se tenho direito mesmo não pagando o INSS.
    muito obrigado

  • EDILANE

    OI GOSTARIA DE SE UMA PESSOA QUE É APOSENTADA DO INSS QUE TEM EMPRESA EM SEU NOME ELA ESTA OBRIGADA A PAGAR INSS NO CNPJ DA EMPRESA?

  • MARLI PADILHA

    Bom dia tenho 47,4 e 31 anos de contribuição penso em pedir aposentadoria em 26/02/2011 quando completo 48 anos, esta aposentadoria sera proporcional ou integral pelo tempo de contribuiçaõ me aposentarei com o salario que ganho hoje ou será menor pela idade entra fator previdenciario.

    Obrigado

  • http://www.carlosalbertoribeiro.com.br carlos alberto

    EU NUNCA TRABALHEI E NEM PAGUEI INSS E TENHO N70 ANOS, ENTÃO EU PERGUNTO? EU POSSO SER APOSENTADO SEM PAGAR NENHUMA CONTRIBUIÇÃO?

  • Fernando Fravio

    Contribui 15 anos pelo INSS, tenho mais 4 como funcionário público. Faz 8 que deixei de contribuir. POsso pagar os atrasados? tenho ainda direito a esses anos de contribuição.quando posso me aposentar? Tenho 56 anos.

  • Dalita Silvano Milesi

    Contribuo quase 8 anos pelo INSS. Faço 64 anos no mês de setembro e gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria. Sou professora , trabalhei muitos anos sem registro em carteira.
    Posso pagar os atrasados?

  • Aida

    Contribui pelo INSS durante doze anos, de 1972 à 1985. Quando minha filha nasceu parei de trabalhar e não mais contribui. Hoje estou com 54 anos e gostaria de ter uma aposentadoria. A informação do INSS é que devo contribuir por mais tres anos para me aposentar por idade.(60 anos) Gostaria de saber se no meu caso, essa é a melhor opção? E quanto à previdencia privada? Obrigada

  • marcia aparecida tomaz morasi

    aos 51mcom 27 anos e pouco de contribuição me aposnentei ´proporcionalmente, isso em 0utubro de 2007, posso requerer a revisão?

  • Anderson Fernandes dos Reis

    Olá, gostaria de parabenizar este Blog, por essa iniciativa de prestar estes esclarecimentos para todos os interesados nos assuntos aqui citados.
    Como estou interessado em fazer Direito Previdenciário em 2011, está sendo muito útil os tópicos principalmente os da Previdencia e INSS, concerteza muita gente tem sido muito grato a vocês idealizadores deste simples, porém eficaz projeto…
    Este blog já virou umas das minhas homepage principais.rsrs…
    Que Deus abençoe vocês.
    Até+++++++

  • Regina

    Bom Dia-URGENTE! O meu tio ficou um tempo sem contribuir, mas estava trabalhando.Ele tem 29 anos de contribuição pagas.Eu gostaria de saber se ele pode pagar este tempo que ficou sem contrinuir e contar o período para aposentar.
    Gostaria de esclarecer essa dúvida o mais rápido possível, pois fiquei de olhar isso para ele a meses, mas com a correria do dia-dia me esqueci.
    GRATA DESDE JÁ,
    REGINA

  • claudio cardoso

    bom dia
    sou claudio caroso
    gostaria de saber se tenho direito aaque, pós estou operado do coração por neurisma na horta com uma valvula,e trabalhava de carteira asinada agora estou recebendo seguro a 2 meses se eu cancelar meu seguro eu recebo meu beneficio
    meu seguro e 5 parcelas de R$954,00 meu salário atual na carteira era de R$1605,00 quanto eu receberia mensalmente caso a pericia aprovase.
    grato

    posso cancelar meu seguro desenprego para dar entrada no beneficio,já que

  • http://Zipmail Heleno Neto

    Bom dia . Urgente . Comecei a trabalhar em 16/01/1976 no regime CLT – pagando o INSS – Regime Geral de Previdencia até o ano de 1991 . De 1991 até hoje 10/08/2010 contribuo para o IPSEMG , Regime Proprio de Previdencia do Estado , estatutário . Quero me aposentar pelo INSS , mesmo que perca dinheiro , e com o fator previdenciário . Tenho que me desligar do Estado para pedir aposentadoria pelo INSS ? Como fazer ? Algum advogado resolve pra mim ?
    Agradeço .

  • Gisele C

    Boa noite!!!
    tenho + ou – 65 contribuições conforme registro em carteira, mas estou desempregada a 1 ano e 9 meses. Eu perco estas contribuições feitas ao INSS na hora de me aposentar?

  • Mário de Jesus Romero Munhoz

    Gostaria de saber se posso complementar minha aposentadoria, tenho registro em carteira de R$ 1.200,00 reais, gostaria de saber se existe como pagar um complemento, pois tenho 29 anos de registro em carteira ,sobre quanto devo pagar a mais e por quanto tempo para que eu possa aposentar com o teto máximo, ou informar se devou ou não começar a pogar já ou esperar mais p´[roximo dos 35 anos , tenho 50 anos.

  • Mário de Jesus Romero Munhoz

    Como posso complementar minha aposentadoria, tenho registro em carteira de R$ 1.200,00 reais, gostaria de saber como devo pagar um complemento, pois tenho 29 anos de registro em carteira ,sobre quanto devo pagar a mais e por quanto tempo para que eu possa aposentar com o teto máximo, ou informar se devou ou não começar a pogar já ou esperar mais p´[roximo dos 35 anos , tenho 50 anos.

  • Mário de Jesus Romero Munhoz

    Como posso complementar minha aposentadoria, sou registrado em carteira de R$ 1.200,00 reais, gostaria de saber como devo pagar um complemento, pois tenho 30 anos de registro em carteira,sobre quanto devo pagar a mais e por quanto tempo para que eu possa aposentar com o teto máximo, ou informar se devou ou não começar a pogar já ou esperar mais p´[roximo dos 35 anos , tenho 50 anos.

  • Mário de Jesus Romero Munhoz

    Como posso complementar minha aposentadoria, sou registrado em carteira de R$ 1.200,00 reais, gostaria de saber como devo pagar um complemento, pois tenho 30 anos de registro em carteira,sobre quanto devo pagar a mais e por quanto tempo para que eu possa aposentar com o teto máximo, ou informar se devou ou não começar a pogar já ou esperar mais proximo dos 35 anos , tenho 50 anos.

  • Mário de Jesus Romero Munhoz

    Meu Pai pagou INSS na època INPS para eu obter beneficio de assitência a saúde de 1974 até 1978, porém foram extraviados todos os Carnês de pagamento, preciso rastrear estas informações para ajudar no tempo de contribuição de minha aposentadoria, fvor me dar numa dica como posso fazer.

  • Fatima

    55 anos. Casada. Vivo na Alemanha desde 96. Contribui 17anos 6meses 19dias com o INSS,
    Faltam: a)7a 5m 16dias p 1 aposentadoria proporcional; b)12a 5m 16dias p 1 aposent. integral. Eu gostaria de pagar como Contri-
    buinte Individual para c 60 anos receber 1 aposentadoria p volta dos 2 a 2mil e 500 reais. Devo atualizar as contribuicoes agora? Devo esperar p qdo estiver mais perto? Para isto disponho de 20 mil(Poupanca+Tesouro Di-
    reto+CDB). Até o final deste ano deverá ser regulamentado o acordo Previdenciario Brasil xAlemanha. Com base na experiencia e exemplos de outros Acordos vcs acham q será possível requerer a aposentadoria brasileira com 60 anos, independente da Aleman, visto q aqui a idade minima é de 67 anos? Já trabalho aqui há 14 anos eu terei direito a uma aposenta-
    doria pq, de 700 a 800 euros -se continuo contribuindo tao alto como até agora. Descobrir o site de vcs foi uma maravilha para mim. Muito obrigada. Abracos da Terra do Chucrute para esse torrao verde-e-amarelo.

  • Claudiano

    Minha mãe é dona de casa e não tem renda fixa, hoje ela tem 57 anos e sempre foi dependente de meu pai. ele contribuiu com o inss por varios anos até que sofreu um acidente automobilistico e ficou de beneficio por uns dez anos. ele faleceu e minha mae ficou desamparada.gostaria de saber se ela tem direito a algum benefício e, se não, quanto tempo ela tem que contribuir para que consiga amparo?

  • aurea malta

    tenho um filho de 18 anos com deficiência mental,gostaria de saber como faço para aposenta-lo

  • silvana

    Olá,bom dia!

    minha mãe vai fazer 60 anos em abril do ano que vem,só que o carne dela de contribuição ela pagou 5 anos seguidos e depois não pagou mais,ela é autonoma,como fazer para ela ter direito a aposentadoria,pecisamos colocar em dia e como fuciona?ela ja esta impossibilitada para trabalhar…como ela é costureira a vida inteira,ela tem muitas dores…tendinite…epicondelit…uma série de complicações,o que podemos fazer?

    grata
    silvana

  • Hilda

    Trabahei e contribui 18 anos para INSS. Agora estou morando na Alemanha trabalho à 10 anos,
    posso juntar os anos de trabalho para aposentadoria.

    Aguardo Resposta. Hilda

  • http://manderespostaprameuimail maria helena frança dos santos

    Sofro de transtorno bipolar a mais de quatro anos, fico em profunda depressao ao ponto de nao levantar da cama nem pra tomar banho. faço tratamento esse tempo todo, mais sempre tendo recaidas, posso me aposentar por este motivo?

  • LUCY

    Trabalhei 30 anos pelo regime celetista contribuindo para o INSS. Prestei concurso e agora com 50 anos há dois anos trabalho sob regime de funcionário publico. o Salário agora é bem maior mas nunca vou poder me aposentar com este salário já que estou velha o bastante para contribuir por 20 anos.
    Por favor, qual a melhor alternativa para mim?
    PS.: Não estou aposentada.

  • http://Website(opcional) Adriana

    Trabalhei com carteira assinada por 10 anos e depois não contribui mais com o INSS.Gostaria de saber o que devo fazer para voltar a contribuir,se o tempo que paguei conta e quanto tempo mais devo contribuir para me aposentar.Tenho 46 anos e atualmente não trabalho fora.

  • http://Website(opcional) Regina

    MEU MARIDO JÁ CONTRIBUIU QUASE 30 ANOS ELE ESTÁ COM 63 ANOS,TENTOU APOSENTAR POR TEMPO DE TRABALHO ELES DISSERAM Q ESTAVA FALTANDO 7 ANOS E 18 DIAS,PARA COMPLETAR 0S 35 ANOS POR TEMPO DE TRABALHO.PRA ELE APOSENTAR SÓ QUE JÁ ESTÁ CHEGANDO A IDADE DELE SE APOSENTAR POR IDADE.O QUE ELE DEVE FAZER AGORA?
    OBRIGADA.E MEMI ORIENTA POR FAVOR.
    REGINA

  • tilde maria

    eu gostaria de saber como eu posso me aposentar eu pago o inss e eu preciso se aposentar mais rapido possivel estou com uma doença e não posso trabalhar nome da doença
    ernia de disco na coluna por favor oque eu posso fazer para me aposentar Obrigado. tilde

  • Nora

    Sou aposentada da iniciativa privada há 3 anos. Há 3 anos estou trabalhando em uma autarquia. Gostaria de saber se poderei ter uma 2ª. aposentadoria…
    Desde já, agrdeço

    Nora

  • luis alberto

    Tenho 61anos,durante os 22anos em que trabalhei com carteira assinada contribui,deepois parei de trabalhar e de contribuir isso ja faz mais de 10 anos,sera que tenho ou for ter direito a uma aposentadoria.

  • marlene

    sou pensionista do meu marido ja falecido.gostaria de saber se quando eu aposentar,perco a pensao do meu marido,ja que sou contribuinte tambem!!!
    obrigado!!!

  • neia

    Boa noite .pois tenho 33anos de idade nunca trabalhei de carteira assinada pois tive poblemar no meu primeiro parto pois tenho uma perca de memoria e não posso trabalhar fora
    gostaria de saber se posso me apozentar ,pois tem 14 anosque tenho este poblema

  • ivo maciel mangueira

    contribuie por 15 anos tenho 61 anos e fiquei viuvo quando posso me aposentar?

  • Caroline Rocha

    Olá, boa noite minha mãe começou a contribuir para o inss no mês 9 de 1978 até mês de Setembro(9) de 2010
    gostaria de saber pelo amor de Deus se ela já pode se aposentar? e como ela faz para recorrer a aposentadoria?
    Abraços.

  • Mara V. Moura Vieira

    Gostaria de saber se tenho direito a revisão de aposentadoria, pois, minha colega de trabalho aposentou-se 2 anos depois que eu me aposentei e seu benefício é quase o dobro do meu.
    Grata, Mara Vieira, BH/MG

  • Palloma

    Gostaria de Obter uma orientação. Meu pai é comerciante e contribuiu religiosamente para o INSS através do carnê de recolhimento. Porém alguns carnês foram extraviados pelo contador antigo dele, e o INSS alega que não possui todos os registros destes pagamentos, inclusive eles não tem registro de alguns meses que meu pai tem o recibo do carnê em mãos. Onde podemos procurar dados mais atualizados do INSS, há alguma possibilidade de ter algo no ITAU, visto que foram recebidos os pagamentos pelo Banestado??

  • Cristiani Alves

    Boa tarde.
    Minha mãe tem 72 anos, deficiente visual, é pensionista do IPERJ, trabalhou de carteira assinada por menos de um ano na decada de 60. Ela não tem mais a carteira profissional e o local onde ela trabalhou não existe mais. Ela tem direito a aposentadoria ou por idade, ou por deficência ? Seria difícil encontrar algum registro de trabalho em algum orgão, através da identidade ?

  • valeria

    oi boa tarde gostaria de saber sobre minha mãe que pagou o inss em 86 e ficou sem pagar e agora em 2010 esta pagando ja tem 4 meses pago . mais ela levou um tombo e ficou com o joelho inchado pois ja tinha probrema de ossos toporose sera se ela entra com alcilio doença ela concegue? uma vez que ela tem 67 anos e tambem tem presão alta. desde ja lhe fi co grata valeria

  • eunice

    fui aposentada pelo inss mais trabalho a trez anos na mesma firma tava afastada desde dois mil e oito quero saber se tenho direito de receber os quarenta porcento do fundo de garantia obrigada

  • Rubens Moreira Pavanelli

    Sou aposentado pelo Estado de Minas Gerais.Posso contribuir como autônomo para o INSS por 15 anos(dos 60 aos 75 anos) contribuindo pela taxa de 11% sobre o mínimo, e assim me aposentar por este Instituto aos 75 anos?

  • Maria Zenilde

    Faço 50 anos em 22/12/2010, tenho 30 anos 1 mes de contribuição. sexo feminino, de 94 a 98 contribuir com o teto, fiquei de nov/98 a fev/2000 sem contribuir e mar/2000
    até dez 2010 com 20% de sal.minimo. Tenho direito a aposentadoria integral???? e melhor aguardar alguma nova lei????? Antes de 94 ja contribuia com teto.

    Sou diabetica há mais de 20 anos, neste país tenho algum direito !!!??????????
    aguardo resposta urgente, para da entrada na minha aposentadoria.
    Pode enviar resposta via e-mail????????
    obrigado!!!

    zenilde

  • Edenilson

    Oi , olha eu gostaria de saber , sou operedo do coração com 2 valvas, e não conseguir mim aposentar , ele perguntão se eu contribuir com o inss , mais eu era de menor quando fui submetido a cirugia da troca das valvas, mitral e ortica , foi troca e retroca , foram 2 operações como fasso para mim aposentar , preciso receber uma resposta e conto com voce , … / e ainda não conseguir arrumar um emprego .

  • Jorge Alves Tavares

    Gostaria de saber se alguem pode me informar, trabalhei 27 anos no Brasil e trabalho ha 14 anos na America do Norte, o INSS aceita juntar as duas para se aposentar no Brasil, grato, abracos.

  • alan adaglisio silva

    bom dia!
    minha mãe tem 57 anos ela recebe a pensão de viuva a 18 anos, gostaria de saber se ela tem direito de receber a aposentadoria por idade?

  • Tamis

    ola meu pai pagou o inss durante 4 anos e faleceu gostaria de saber se agora mimha mae ou filhos tem direito de receber o que ele contribuiu??

  • Vanda

    Boa noite, por favor gostaria de saber: minha mãe contribuiu por 13 anos e nove meses no INSS, no posto da previdencia disseram que ainda faltam 1 ano e 3 meses , para os 15 anos, mas ela fara 70 anos em agosto, ela tem direito a aposentadoria compulsoria?

  • Lourdes

    Tenho 53 anos de idade, 26 anos de contribuição e gostaria de saber se posso me aposentar.

  • deise costa da silva

    olá,que Deus te abençoe.minha mãe tem 62 anos e já contribuiu para o inss 9 anos.o primeiro ano de contribuição foi em janeiro de 1991,contribuiu até dezembro de 1994 aí quebrou a perna e ficou 8 meses no seguro,depois pagou até 1997.Depois só voltou a contribuir no ano de 2006 e contribui até a data de hoje.meu nome é Deise,por favor me diga minha mãe pode pedir a aposentadoria com base no ano de implantação das condições da aposentadoria de 1991.Desde já obrigada.

  • renato barros

    32 de contribuição, quero como faço calculo para saber o valor do meu beneficio,,

  • Vicência

    ola,tenho 53 anos,trabalhei por 12 anos em uma empressa,depois passei a contribuir de forma autônoma, quando posso pedir minha aposentadoria?

    Obrigada!

  • vera

    ola, sou vera, trabalhei por 12 anos em uma empressa, e nao contribui faz 11 meses eu perdi esse tempo ou tenho alguma carencia? odrigada!

  • maria

    faz 4 anos que sinto dor constante ,fui me medicando por conta indo somente ao medico com dor muito intensa 3 anos atras uma bursite no quadril. 2 duas semanas artrose cronica na coluna.sou contratada de uma empresa a 5 anos e mais 2 de contribuição ,com esse processo de dores e dificuldade motor estou obesa 43 imc .tenho chance de conseguir me aposentar é urgente por favor pois não sei o que fazer e as dores não cessa .obrigada

  • PAULO

    Tenho 48 anos estou aposentado com dois salarios minimos
    se eu contrbuir por mais cinco anos (no carne) , o meu beneficio pode ter um aumento?

  • maria

    tenho 16 anos d trabalho,sou fucionaria municipal e estou cm 56 anos d idade,posso me aposentar por idade?se nao,qual seria minha idade certa e tempo?obrigado

  • Alexandre

    Tenho uma dúvida, que gostaria de esclarecer com a senhora se possível.

    Trabalhei durante 17 anos com carteira assinada, e desde Março de 2009 estou trabalhando por conta própria (Pessoa Jurídica – Representante Comercial) e parei de pagar o INSS Pessoa Física porque o meu contador falou que não precisava pagar no momento, e que quando chegasse perto de me “aposentar” eu voltaria a pagar para receber o teto máximo. Isso é correto?

    Como tive que abrir empresa para trabalhar como representante, todos os meses eu pago R$ 118,80 de GPS, referente aos sócios da empresa (eu e minha esposa). O valor é referente a um salário mínimo para cada, mas ele falou que quando chegasse perto, era para eu aumentar a contribuição?!

    Será que não tenho que continuar pagando um carnê para não perder esses 17 anos ou ele está certo?

    Desde já obrigado pela atenção!

  • gilberto

    quero tirar uma duvida, quem aposenta por tempo de serviço,perde quantos porcentos;e se continuar pagando apos aposentar tem como restituir o valor

  • Maria José

    Olá, gostaria de saber se minha mãe que tem 68 anos pode pagar os 15 anos de contribuição para o INSS de uma só vez e se aposentar, sendo que ela nunca contribuiu para o INSS.
    Grata!

  • Rosilane

    Boa noite, minha mãe tem 57 anos e nunca contribuiu para o INSS, sempre foi dona de casa. Gostaria de saber como vai ser para ela aposentar.

  • Valcir

    tenho 43 anos e 25 de contribuição 23 são insalubres o que totalizaria 34 mais um ano aposento? sempre contribui com o teto máximo! dizem que o inss só reconhece insalubre até 1998,mas soube de casos de pessoas que ganharam na justiça, oque sugere? abraço!

  • maria tereza rodrigues bernardes

    Meu nome é Tereza é tenho 69 anos e há 9 anos e meio contribuo com inss com 1 salário mínimo como dona de casa e gostaria de saber se já posso me aposentar