QUERIDO, PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE DINHEIRO

QUERIDO, PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE DINHEIRO

Tradicionalmente o blog QueroFicarRico não escreve sobre relacionamentos ou coisas do tipo. Até porque este não é o foco do blog. Mas quando o assunto envolve as finanças do casal, é lógico que o assunto interessa a nós, e também a vocês!

Por diversas vezes, inclusive, já citamos que finanças é uma das principais causas que separam os casais. Autores renomados, como Gustavo Cerbasi (autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, e vários outros títulos), corroboram com esta opinião.

Na semana passada eu estava lendo o jornal americano Washington Post Express quando me deparei com a coluna da psicóloga Dra. Andrea Bonior, respondendo a seguinte pergunta de uma leitora:

“Namoro um cara há 5 anos e estamos caminhando para o casamento. O problema é que ele gerencia muito mal o seu dinheiro. Eu o amo, mas não suporto a modo como ele trata as finanças dele. Ele é irresponsável e toda vez que está sem dinheiro, fica me pedindo dinheiro emprestado, e eu não tenho condições de ficar emprestando dinheiro sempre que ele quer! O pior de tudo é que ele leva uma eternidade para me pagar o que deve… quando ele paga. Não sei se devo terminar o relacionamento agora, ou simplesmente tolerar estas coisas, por que ele me faz muito feliz em outros aspectos!”

(Quandary)

O dinheiro é como a kriptonita quando o assunto é a separação de casais (assim também como sexo, educação das crianças, trabalho doméstico e sogros). Por isso, nunca ignore este problema, simplesmente porque o seu parceiro a faz “feliz em outros aspectos”.

Isto não quer dizer que você não deva trabalhar para tentar corrigir este problema dele. Na verdade, você DEVE fazer isto se quiser que o relacionamento sobreviva. Isto por que, após o casamento, o dinheiro de vocês também será unido – quer você queira ou não (A menos que você pretenda tirar férias sozinha, almoçar sozinha, morar em quartos separados…). Os problemas originados com o dinheiro no casamento acabam infiltrando-se sem você perceber em outros aspectos da vida a dois.

Portanto, a questão chave é: ele quer mudar? Em caso positivo, procurar um consultor de finanças pessoais para ajudá-los seria uma ótima opção. Se ele não quiser mudar, aí o problema é totalmente diferente.

Dra. Andrea Bonior é psicóloga clínica especializada em psicoterapia de jovens adultos para tratamento de ansiedade e depressão e tratamento de casais. Lessiona na Georgetown University e escreve quinzenalmente no Washington Post Express uma coluna sobre saúde mental.

Fazendo planos juntos

Falando do ponto de vista de consultor financeiro, a resposta da Dra. Andrea foi muito bem colocada.

Mas indo um pouco mais além, é fundamental que o planejamento financeiro do casal seja feito com a participação dos dois, pois os objetivos e sonhos devem ser compartilhados.

Desta forma, mesmo quando a situação financeira do casal está feia, esta prática fará com que ambos estejam comprometidos com a melhoria das finanças da casa.

Já quando a situação financeira é confortável, também é importante que mesmo com o compartilhamento das contas, cada um tenha uma pequena parcela do orçamento para gastar na sua indidualidade com as coisas que gosta.



Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!