ENTENDA A CRISE E A RECUPERAÇÃO DA GM

Um dos efeitos mais devastadores desta crise financeira (iniciada no último) ano tem sido o fechamento de gigantes da economia mundial. “Não existem mais negócios grandes o suficiente para não fechar”, dizem os especialistas agora.

A General Motors (GM) – uma das empresas que melhor ilustravam o sonho americano de prosperidade e segurança no emprego – entrou com pedido de falência no início de Junho deste ano. Agências como a Moody’s e a Standard & Poor’s chegaram a palpitar que a GM não seria capaz de se recuperar dos recentes abalos.Mas, pra surpresa de todos a GM anunciou que não vai se render tão fácil! Após demitir 27 mil funcionários, a empresa saiu da concordata e garante que continuará por muitos anos ainda no mercado.

No caso específico da GM, os problemas vão muito além da indisponibilidade de crédito causada pela crise. Confira abaixo a linha do tempo da crise da GM, e o que se espera do futuro da companhia.

A Cronologia dos fatos

Retirado de G1.com

Características do Plano de Recuperação

  • A GM será formada apenas pelas marcas Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC [Atualmente a GM ainda inclui Hummer, Saab, Pontiac e Saturn – a Opel já foi vendida para a alemã Magna!]
  • a GM fechou quase 40% da sua rede de concessionárias, além de 11 Fábricas, correspondentes a 27 mil postos de trabalho.
  • 60,8% da GMC pertencerá ao Governo Americano, em “troca” da ajuda financeira de R$50 bilhões de dólares (aproximadamente cem bilhões de reais). 11,7% pertencerá ao governo canadense, que também contribuiu com mais alguns bilhões de dólares.
  • Além disto tudo, a GM busca agora atualizar-se e inovar para garantir novos negócios. Na semana passada fechou uma parceria com o website eBay (o MercadoLivre americano) para começar a vender carros novos através de leilões na internet.
  • A GM anunciou que investirá R$2 bilhões no Brasil, para lançar uma nova família de carros. E garantiu ainda que a américa do sul será um mercado prioritário. Ao contrário da GM americana, o mercado brasileiro acumulou lucro record em 2008 e não acumula prejuízo em 2009.
  • A equipe de reestruturação da GM é formada pelos mesmos consultores que tiraram a KMart (uma espécie de Lojas Americanas) da concordata há alguns anos atrás. Mas mesmo com toda a sua experiência em gestão, a equipe já avisou que a recuperação efetiva da GM agora depende só do mercado.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!