COMO COMEÇAR A INVESTIR EM AÇÕES

Post baseado na pergunta enviada pelo leitor Lucas Nicory:

ESTOU COM MUITO INTERESSE EM ACOES, GOSTARIA DE SABER COMO E POR ONDE COMECAR TENDO EM VISTA QUE SOU UM LEIGO NO ASSUNTO.

Olá Lucas e outros leitores, o mercado de ações, ao mesmo tempo que pode ser rentável e fascinante, também pode ser bastante perigoso! Por isso é importante que saibamos exatamente o que fazer. Abaixo seguem algumas dicas para vocês que estão chegando agora no mercado de ações.

Como comprar/vender?

As ações de todas as empresas são negociadas através da Bovespa. Para começar a negociar com papéis, você precisa contratar um corretor de valores. Todos os bancos também oferecem alguma plataforma que permite a você negociar (comprar/vender) ações.

Procure preferencialmente corretoras que ofereçam o serviço de homebroker. Homebroker é um software (website ou sistema) através do qual você pode fazer as suas operações direto da sua casa. Sem precisar ligar nem depender de ninguém.

Conheça bem os custos da operação

Investir em ações (ainda) não é de graça! Ao contratar uma corretora, saiba que você estará pagando taxas de corretagem, taxas de administração, taxa de desempenho, taxa de custódia e – em alguns casos – imposto de renda também!
Informe-se com a corretora quais destas taxas serão cobradas. Por questões de concorrência, frequentemente as corretoras dispensam algumas destas taxas.

Tenha uma boa assessoria

Não basta apenas contratar a corretora para usar o seu software. Informe-se sobre a qualidade dos profissionais da corretora e sobre os serviços de assessoria, afinal você estará pagando por isto! Os assessores são bastante úteis para ajudar a você a se decidir por alguma operação de compra/venda.

Estude, Estude e Estude o mercado (e quando puder, estude mais um pouco)

Mesmo com uma boa assessoria lhe dando sugestões o tempo todo, o único responsável pelos seus atos é você mesmo! Por isto, procure entender o porquê de cada recomendação de compra/venda e busque tomar decisões por si só.
Para começar a aprender alguma coisa sobre análises de ações, sugiro que você dê uma olhada nos cursos online e gratuitos disponíveis nos sites da Bovespa e do Portal do Investidor.

Procure fontes de informações confiáveis

Todos nós já ouvimos falar que um dos maiores riscos da bolsa de valores são os boatos! No entanto, com o advento da internet, dos blogs, do orkut e (agora) do twitter, esses boatos ficaram MUITO mais perigosos!
Procure informações preferencialmente em sites de órgãos ou empresas que não tem nada a perder nem ganhar com a distribuição das informações (por exemplo, Bovespa, CVM, QueroFicarRico, etc.)

Arrisque apenas aquilo que pode ser perdido

Procure distribuir o seu patrimônio em diferentes tipos de investimento, por exemplo poupança, tesouro direto e ações. Acompanhe de perto o rendimento de cada um deles. Se o seu desempenho no mercado de ações estiver abaixo dos outros, você não estará fazendo um bom negócio!

No último trimestre do ano passado, por exemplo, assistimos uma desvalorização de quase 50% da nossa bolsa de valores. As pessoas que tinham todo o seu patrimônio investido em ações assistiram – de camarote – ao seu dinheiro derretendo…

Busque alternativas tão rentáveis quanto

Uma alternativa bastante interessante para quem quer investir no mercado de ações, mas não pode – ou não quer – investir tempo estudando o mercado e aprendendo teorias de análise de papéis, são os clubes de investimento.

Neste tipo de investimento, um administrador competente é quem gerencia seu dinheiro e decide onde e quando aplicá-lo. Obviamente, eles cobram uma taxa pelo serviço. No entanto, essas taxas são sempre uma pequena proporção dos ganhos que eles convertem pra você (entre 2% e 4%). Desta forma, os administradores sempre tem o interesse de maximizar os ganhos do investidor. Consulte o site da GeraçãoFuturo, por exemplo, para mais informações.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!