ECONOMIA NOS EUA (PARTE I) – INTRODUÇÃO

Os Estados Unidos tem sido nos últimos 70 e poucos anos a principal economia do mundo. Líderes globais e clientes desejáveis para os negócios externos de qualquer país. O dólar, a moeda mais valiosa do mundo. No entanto, como nós sabemos, toda esta crise global pela qual estamos passando atualmente originou-se exatamente no núcleo desta grande potência: os Estados Unidos.

Aproveitando a minha rápida passagem por este país, começarei a escrever hoje uma série de posts sobre as questões culturais e legislativas que fizeram os Estados Unidos tornarem-se esta grande potência, mas culminaram na crise que pode fazer com que o país tenha a sua liderança global ameaçada.

As diferenças culturais aqui são são bem claras, sobre a forma do povo lidar com o dinheiro, com o trabalho e com o crédito. Por outro lado existem também algumas semelhanças com o Brasil – como o sonho do carro zero, da casa própria e da segurança familiar. Quanto as leis, podemos dizer que aquelas que são relacionadas com seguro (saúde, automóvel, etc) são bem mais rígidas. É estranho também a possibilidade das pessoas [físicas] solicitarem “falência” para si – da mesma forma como funciona para as empresas.

Enfim, acredito que estas análises vão render alguns artigos bem interessantes. Afinal aprender com os acertos e erros dos outros é uma prática razoável, principalmente quando o assunto são nossas finanças pessoais, não é mesmo?

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!