FERRAMENTA PARA COMPARAR PREÇOS DE TARIFAS BANCÁRIAS

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lançou, terça-feira passada (30/09), ferramenta que permite ao cliente bancário analisar quanto gastaria anualmente se abrisse uma conta ou se precisasse de serviços avulsos excedentes ao pacote que já possui.

A comparação se torna importante quando analisamos a diferença de cobranças entre tarifas bancárias. Para confecção de cadastro para início de relacionamento (válido desde abril deste ano), por exemplo, o que seria necessário para abertura de uma conta, o cliente não paga nada no Bradesco, Banco do Brasil e Santander. No Unibanco, por sua vez, são R$ 120 anuais.

A possibilidade de fazer a simulação foi adicionada ao Star (Serviço de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros), que funciona desde setembro de 2007 [confira o artigo sobre o lançamento do Star]. O serviço já teve, em um ano, mais de 2,9 milhões de consultas de clientes bancários.

Além do novo serviço que simula a comparação de valores gastos com tarifas bancárias, o site do Star [acesse o site] permite a consulta de tarifas de vários bancos, comparação de tarifas e tarifas por pacote. Ainda possui dicas de segurança ao utilizar o seu banco e acesso aos canais de atendimento dos bancos.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta de grande utilidade para os consumidores [vide a quantidade de consultas desde o lançamento], com mecanismos de consulta e comparações de tarifas, propiciando maior transparência e comparabilidade real às tarifas praticadas pelas instituições financeiras. Isso tudo se deve também ao fato da padronização da nomenclatura utilizada, ou seja, serviços idênticos em bancos diferentes agora têm o mesmo nome. A padronização também fez parte desse projeto da Febraban. Ponto para o consumidor!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!