DICAS PARA ENFRENTAR A CRISE

Desde que a crise americana começou a afetar fortemente o desempenho da Bovespa, muita gente deve ter se perguntado: “E agora, o que eu faço?”. O mais importante é manter a tranquilidade e tentar avaliar friamente o que de fato está acontecendo. Mudanças bruscas em suas estratégias de investimento exigem uma análise apurada dos acontecimentos. A revista Exame dessa quinzena trouxe, na seção Seu Dinheiro, três conselhos sobre como enfrentar essa crise. Confiram:
  1. Mantenha a calma: fazer mudanças bruscas em sua estratégia de investimento no meio da atual crise financeira pode comprometer suas aplicações. Se você não precisa do dinheiro no curto prazo, não mexa em seus investimentos na bolsa.
  2. Invista aos poucos: não esqueça que o mercado deve continuar instável. Se você é um investidor de longo prazo, compre o que achar realmente promissor, mas não tenha pressa. Ainda pode haver muitas reviravoltas.
  3. Não mude seu plano de previdência: apesar das perdas apresentadas por alguns fundos de previdência focados em renda variável, não é hora de sacar o dinheiro. Profissionais que ainda têm longos anos de contribuição pela frente devem lembrar que as crises são cíclicas.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!