COMO INVESTIR EM FUNDOS

O que é um fundo de investimento?
Um fundo de investimentos pode ser comparado a um condomínio. Cada um dos investidores é um “morador” desse prédio e dono de uma cota (“apartamento”).

Cada cota contém uma determinada quantidade de títulos e valores mobiliários, como ações e títulos públicos.

Todo dia é calculado o patrimônio líquido do fundo, ou seja, o preço de mercado dos seus títulos e valores mobiliários menos as despesas (como as taxas de administração).

Com base no patrimônio, diariamente, se calcula o valor da cota, que é o valor do patrimônio dividido pelo número de cotas existentes. O valor da cota é livre de despesas como taxas de administração.

O funcionamento dos fundos obedece às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a um regulamento próprio.

Este indica as regras de aplicação e resgate do dinheiro, o grau de risco de seus investimentos, as taxas de administração e outras despesas.

Por isso é importante ler o regulamento do fundo antes de comprar cotas dele.

Tipos de fundo
Existem diversos tipos de fundo. Veja a seguir alguns dos principais, listados na ordem de menor para maior risco.

Fundos de renda fixa

DI – investem em títulos públicos pós-fixados (isso significa que a rentabilidade está associada a algum índice, como o Ibovespa, por exemplo).

Dentro dos fundos de renda fixa, são os de menor risco. Como seu rendimento está associado a algum índice, favorecem-se em um período de altas de juros.

Renda fixa tradicional – fundo com títulos públicos pré-fixados (nesse caso, o rendimento é definido no momento em que é feito o investimento).

São mais vantajosos quando se espera que no período da aplicação os juros devem cair. Dessa forma, a rentabilidade será garantida, pois foi pré-fixada.

Renda fixa com risco de crédito – o investimento é feito em títulos privados, ou seja, emitidos por empresas, e, por isso, é mais arriscado que os dois anteriores. Podem ser pré ou pós-fixados.

Fundos de renda variável

Fundos cambiais – investem em títulos indexados ao euro e ao dólar, ou seja, variam de acordo com a alta e queda destas moedas.

Fundos multimercados – diversificam seus investimentos. Podem investir em títulos indexados ao euro e ao dólar, em ações, títulos de renda fixa, entre outros. Eles possibilitam um retorno maior que os de renda fixa e um risco menor que os de ações.

Fundos de ações – investem em ações de empresas. São os mais arriscados, não há garantia de retorno do que foi investido.

Riscos
Os investimentos de maiores riscos oferecem maior possibilidade de rendimento e, também, de perda.

Os três tipos de fundos de renda variável estão sujeitos a variações do preço de mercado de seus investimentos.

Alavancagem – quando está descrito no estatuto de um fundo que ele faz uso de alavancagem, isso significa que o fundo utiliza dinheiro emprestado para investir. Nesses casos, o investimento se torna ainda mais arriscado.

Como investir em fundos
Para investir em fundos é necessário fazer um cadastro numa corretora (informando nome, profissão, endereço e entregando cópias de RG, CPF e comprovante de residência).

Assim, a corretora abre uma conta desse investidor na Bovespa. Cada instituição determina qual a quantia mínima para a abertura da conta.

A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada no site da CVM.

Cada fundo tem sua data de resgate. Um fundo que investe em ações pode liberar o dinheiro para resgate em quatro dias. Um fundo DI, no dia seguinte.

Essas regras estão no estatuto e são explicadas antes de o investidor aplicar o dinheiro.

Por isso, antes de investir, é preciso definir as reais necessidades do aplicador, se precisará do dinheiro em curto prazo ou não.

Tudo isso deve ser esclarecido para que o investidor escolha o fundo que melhor se adapte a ela.

Taxas
A principal é a taxa de administração —calculada anualmente em relação ao valor aplicado no fundo e cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor manteve operações.

Por exemplo, se o cliente retira o dinheiro em seis meses, pagará uma taxa proporcional ao período.

Outras taxas podem ser cobradas, dependendo da característica do fundo, como a de performance (aplicada quando o fundo supera a rentabilidade esperada).

Onde é possível tirar dúvidas sobre fundos?
O site comoinvestir.com.br, da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), oferece informações sobre investimento em fundos.

No portal do investidor, da CVM, também é possível obter informações sobre esse tipo de aplicação.

Dúvidas ainda podem ser esclarecidas pela central de atendimento da CVM, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados nacionais, das 8h às 20h, pelo telefone 0800-7260802.

Fonte: UOL

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!