ENQUETE: LIVROS QUE RECOMENDAMOS

Há muitos e muitos (e muitos!) anos, o livro surgia como um importante meio de se documentar fatos e transmitir informação.
Atualmente, mesmo com a popularização da internet, dos portais, dos blogs e da pirataria, ainda os livros guardam uma quantidade incontável de informações valiosas. Não é à tôa que falamos tanto sobre eles aqui no blog!Inaugurando mais uma parceria do Blog QueroFicarRico, desta vez com o Submarino.com.br, a partir de hoje o blog apresenta uma seção (na barra do lado direito) com livros que recomendamos para os nossos leitores.

Aproveitando a estréia, abrimos a enquete para saber: Qual destes livros você já leu e também recomenda?

Saiba um pouco mais sobre eles na listagem abaixo e aproveite para conferir as ofertas do Submarino. Fiquem à vontade também para sugerir novos livros. Sem dúvida, todos serão lidos e comentados!

 

  • Pai Rico, Pai Pobre: O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.
  • O Homem Mais Rico da Babilônia: Este livro traz soluções sábias e bem atuais de como podemos evitar a falta de dinheiro. Trata-se de um clássico para o planejamento financeiro, que foi lido por mais de 1.500.000 leitores nos Estados Unidos.
  • Independência Financeira: o Guia do Pai Rico: Os mesmos autores do best seller “Pai rico, pai pobre” mostram como transformar o seu futuro financeiro. Revelam porque algumas pessoas lucram com investimentos de pouco risco e pagam menos impostos, enquanto outros investidores quase nada lucram. Para eles, é necessário sair da “idade industrial” e entrar de cabeça na “era da informação”.
  • Educação Financeira: ao Alcance de Todos: Você já fez alguma vez seu balanço patrimonial, já analisou seu fluxo de caixa? Ao menos sabe distinguir ativo bom do ruim? Se você é daqueles que se considera um zero a esquerda em Economia – ou, no que é pior, na gestão de suas próprias finanças – pode repensar e começar a aprender conceitos como geração de renda, passivo circulante, patrimônio líquido e muitos outros necessários para aplicar no dia a dia. Se a resposta é negativa, uma boa solução é o livro Educação Financeira ao Alcance de Todos, do economista José Pio Martins. O livro é um guia prático que traz o bê-a-bá da Economia e formas de gerir suas próprias finanças. Nele, o leitor encontra um Programa de Dez Passos que ensina a entender a Educação Financeira e alguns termos da economia, fundamentais para fazer a diferença entre o déficit e o superávit no seu patrimônio.
  • Bem-Vindo à Bolsa de Valores: para Iniciantes: Você já pensou em investir em ações, mas desistiu só de imaginar a agitação e o universo, aparentemente incompreensível, de gráficos e números da Bolsa de Valores? Achou que era preciso ter muito dinheiro para começar? Então, saiba que investir em ações é um processo simples, independente, e que qualquer pessoa pode participar desse mercado. Este livro, exclusivo para iniciantes, vai lhe ajudar a compreender o mecanismo dos investimentos, de forma fácil e rápida, para que você consiga comprar e vender ações através da internet. Confira a entrevista cedida pelo autor ao blog Stock Buster, reproduzida neste outro post.
  • Investimentos: os Segredos de George Soros e Warren Buffett: Warren Buffett e George Soros começaram do nada e juntaram fortunas bilionárias exclusivamente por meio de investimentos. No entanto, as carreiras desses homens são como água e vinho. Buffett compra ações e empresas a preços baixos e prefere mantê-las ?para sempre?. Soros é famoso por suas apostas extremamente rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. Sendo assim, o que esses dois investidores podem ter em comum? Na verdade, Buffett e Soros são adeptos exatamente dos mesmos hábitos e estratégias mentais. Essas mesmas atitudes também guiam outros grandes investidores e homens de negócios. O sucesso, ou o fracasso, nos investimentos é resultado desses hábitos e das estratégias mentais que os investidores adotam. Além disso, aprender cada um desses hábitos é algo fácil e que pode ser feito por conta própria. Comparando seus hábitos e estratégias aos de Warren e Buffett, o leitor vai aprender o que exatamente precisa fazer para adotar práticas vencedoras e melhorar o desempenho de seus investimentos.
  • O Tao de Warren Buffett: “Wall Street é o único lugar para onde as pessoas vão de Rolls-Royce pedir conselhos a quem pega metrô.” O autor desta frase é Warren Buffett. Melhor pedir conselhos a ele. Toda a sabedoria que tornou esse americano de 77 anos em um dos homens m
    ais ricos do mundo está condensada nas 125 máximas reunidas e comentadas neste livro. O grande mago dos investimentos – que em 2006, ao doar US$ 32 bilhões para a fundação beneficente de Bill Gates, tornou-se o maior filantropo da história – expõe com humor e simplicidade sua filosofia como investidor, administrador de empresas, cidadão e pai de família. Lendo Warren, descobrimos que ganhar muito dinheiro pode ser simples. Ser feliz também. Êxito profissional e êxito pessoal se combinam com perfeição em seu luminoso caminho de sucesso.
  • Dinheiro: os Segredos de Quem Tem: Neste livro, Gustavo Petrasunas Cerbasi nos apresenta uma metodologia para construir nossa independência financeira, como também, garantir uma renda que pague as despesas sem precisarmos mexer em sua fonte geradora.
  • Casais Inteligentes Enriquecem Juntos: Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar… Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, Casais inteligentes enriquecem juntos mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza. E com isso vai até sobrar dinheiro para dar uma incrementada no relacionamento!
  • Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos: Hoje em dia, inevitavelmente, crianças e jovens também estão em contato com questões financeiras. Afinal, eles pedem, querem e cobram sempre mais, exigem marcas e tipos de brinquedos, roupas, calçados, celulares e até lugares a serem freqüentados. É por isso que é imprescindível, desde cedo, direcioná-los bem para lidar com o dinheiro. Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos irá mostrar que o ato de educar financeiramente os seus filhos não precisa ser chato nem acompanhado de complicadas planilhas. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi apresenta idéias e práticas cotidianas que, quando adotadas em famílias acompanhadas por ele, mostraram efeitos bastante positivos no modo de crianças e jovens lidarem com os próprios recursos e com a riqueza da família. Aceite esse desafio e ajude seu filho a garantir uma vida confortável para si mesmo e para a sua futura família.
  • Seja Próspero com Qualquer Rendimento: Se você é uma pessoa que acredita que só se pode ter sucesso financeiro ganhando um salário milionário, comprando um bilhete de loteria premiado ou herdando uma herança uma fortuna, você precisa conhecer Rennie Gabriel e seu método que pode mostrar a você como livrar-se de suas dívidas e ainda fazer seu dinheiro se multiplicar a ponto de fazê-lo milionário. Ser Próspero com qualquer rendimento não traz nenhuma fórmula mágica para fazer dinheiro. Pelo contrário, ensina você à ter sucesso em suas finanças sem precisar ganhar um centavo a mais do que já ganha. O blog QueroFicarRico teve a oportunidade de entrevistar o autor do livro Seja Próspero com Qualquer Rendimento. Confira neste post.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!