UM LIVRO QUE PROMETE


Todos os anos, dezenas de autores inundam as livrarias com obras que ensinam a fazer dinheiro comprando e vendendo papéis na bolsa. Porém, poucos são escritos por gente que, de fato, tem um histórico de negociações bem-sucedidas no mercado. O novo livro do analista financeiro Louis Navellier, The Little Book that Makes You Rich (“O pequeno livro que deixa você rico”, numa tradução livre e sem previsão de lançamento no Brasil), é uma exceção. Embora não seja uma celebridade à altura de magnatas como Warren Buffett e George Soros, Navellier aparece freqüentemente como um craque das apostas financeiras. Dono de uma empresa de administração de ativos no estado americano de Nevada, ele é autor de quatro das mais populares newsletters de investimentos pessoais dos Estados Unidos. Os conselhos custam caro: cada assinante chega a pagar 5 000 dólares anualmente. Em 2007, uma delas (concentrada na avaliação de blue chips) classificou-se entre as dez melhores do país, segundo o periódico especializado Hulbert Financial Digest. Quem seguiu à risca suas recomendações teria conseguido uma valorização de 25,5% em seu portfólio ao longo do ano passado — sete vezes superior à do S&P 500, índice da Standard & Poors que reúne as 500 maiores empresas americanas. No mesmo ano, outra de suas newsletters, voltada para as chamadas small caps — empresas de valor de mercado inferior a 1 bilhão de dólares — registrou uma valorização histórica de 4 800% desde sua criação, há 22 anos.

Navellier se dedica em primeiro lugar a descrever o que considera ser o grande segredo de seu modelo: a análise da oscilação dos papéis. Segundo ele, é importante verificar a estabilidade dos preços das ações e se a variação, em geral, ocorre de maneira descolada da média do mercado, ao longo de um período de 52 semanas. O objetivo é definir se a empresa se valoriza acima da média das demais companhias listadas e com baixo grau de risco. De acordo com o autor, esse é o perfil típico de ações que recebem investimentos constantes por parte dos grandes fundos. Se o volume de compra dos papéis se mantém estável durante meses, é sinal de que a companhia pode trazer ganhos ao acionista mesmo em fases de baixa do mercado.

The Little Book that Makes You Rich
Editora Wiley, 208 págs.
Autor
O consultor americano Louis Navellier
Por que ler
Para entender que, para se dar bem na bolsa, é preciso disciplina — e não sorte ou surtos de genialidade
Não acredite em tudo o que os especialistas dizem
“O importante é que você se fixe ao investimento com base numa análise cuidadosa do potencial de resultados financeiros da empresa. Selecione companhias de diferentes setores, de modo a criar um portfólio equilibrado, mas garanta que os papéis tenham bons fundamentos”
Acompanhe o mercado diariamente
“O mercado em geral é randômico e os preços do dia são influenciados pelos acontecimentos daquele dia, não pelo que se passou nos pregões anteriores”
Resista aos primeiros impulsos
“Os investidores tendem a vender logo as ações que vão bem e segurar demais as que vão mal. (…) Você pode amar suas ações, mas elas são incapazes de corresponder.Quando se tornam arriscadas, você tem de vendê-las e seguir em frente”
Para ler a matéria completa, clique AQUI.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!