FINANÇAS PESSOAIS: RESULTADO DA ENQUETE

Na semana passada, enquanto falávamos sobre ferramentas de apoio para administração de finanças pessoais, abrimos uma enquete para saber dos nossos leitores “Como você administra suas finanças pessoais?”

Confira abaixo o resultado:

  • Apenas 1% utiliza planilhas de excel baixadas prontas da internet;
  • 4% utiliza softwares apropriados, como MS Money, ou o próprio Money Trackin’;
  • 9% utiliza documentos no Word!
  • 34% – o maior índice – utiliza planilhas do excel criadas por si próprio;
  • 27% faz as contas de cabeça;
  • 22% simplesmente não controla suas finanças pessoais!

Essa enquete trouxe alguns resultados secundários bem interessantes, do tipo:

Mais da metade das pessoas (52%) ainda não utilizam nenhum tipo de software para apoiar no seu controle financeiro pessoal. Primeiro, o fato de não saber para onde o seu dinheiro está indo complica bastante na hora de fazer economia. Para fazer poupança, então, fica muito mais difícil, visto que, mesmo fazendo as contas de cabeça, os gastos são imprevisíveis e incontroláveis. Frequentemente, pessoas que não controlam suas finanças já fazem as contas de um mês, contando com o salário dos meses seguintes e, consequentemente, com uma carrada de juros e multas. Por isso, cuidado para não cairem na armadilha das dívidas, principalmente se utilizam cartões de crédito!

48% das pessoas procuram a ajuda do computador na hora de planejar seu orçamento e apurar seus gastos. Mesmo de maneira primitiva – como usando o word – já é possível ver resultados na organização financeira da pessoa. Quando a intenção é organizar as idéias, o que conta mesmo é a vontade de se fazer isso e a disciplina para manter os dados atualizados. A ferramenta de software, neste caso, passa a ser apenas um coadjuvante.

34% utiliza planilhas cridas de acordo com as suas próprias necessidades. A vantagem das planilhas eletrônicas em cima de um simples texto é indiscutível. A possibilidade de fazer contas automáticas, projeções e relatórios é bastante atraente. No entante, pode observar, que estas pessoas a cada mês inventam uma coluna nova ou mexem na sua planilha para proporcionar o acompanhamento de alguma variável que não dava antes. Quando abrem uma conta nova, um cartão de crédito, um investimento… As planilhas que são disponibilidadas por aí na internet têm a vantagem de que alguém já teve que passar por tudo isso pra chegar naquela planilha. Já os softwares apropriados ajudam muito mais, gerando relatórios e gráficos que seriam praticamente impossíveis de serem gerados no excel em planilhas criadas em casa. Alguns até dão palpite sobre os seus gastos.

É natural que as pessoas busquem, no início, usar apenas os softwares que já sabem mexer ou estão mais acostumados. Mas o importante é não deixar de evoluir e buscar ferramentas mais completas.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!